Carta de Mário de Andrade a Lúcio Lara

Cota
0007.000.044
Tipologia
Correspondência
Impressão
Manuscrito
Suporte
Papel comum
Remetente
Mário Pinto de Andrade
Destinatário
Lúcio Lara
Locais
Data
Idioma
Conservação
Bom
Imagens
2

Paris, le 7 Novembre 59    

Meu caro Lúcio,

Acabo de receber a tua carta de 6.
Eis o estado actual da tua questão, junto ao Embaixador da Guiné:
    Ontem o Embaixador comunicou-me que lhe era impossível conversar comigo, pois partia de noite para fora. Entretanto recebeu da Sarah o formulário e assegurou que transmitia o teu caso às autoridades do país.
Um problema surge, todavia: na medida em que tu já fizeras um pedido de emprego para professor (referiam-se ao memorandum) e o secretariado da «P.A.» com a sua solicitude habitual escreveu à Embaixada em termos vagos a pedir que se interessavam pela tua questão, o formulário deixa de ter sentido. O Embaixador, por ordens superiores, recusa-se a dar um visa de turista, pois tu desejas ser Professor. Enfim: trata-se, neste momento, de fazer démarches e pressões para que te concedam um posto na Guiné. O Embaixador volta no dia 21 e nessa data verei a questão com ele.(*)
    Nestas circunstâncias, não percebo bem a tua decisão de vir até cá na próxima semana. Procura vê-lo em Bonn, da minha parte; dir-lhe-ás que és meu amigo, etc.
    Mais uma chatice aqui: a P. recusa-se a renovar a carte de séjour do M.do. Deu-lhe um prazo para sair do território: 13 de Nov. Está a fazer démarches. Não sei o que os tipos desejam da minha pobre pessoa, mas a verdade é que estou inquieto.
    Acabo de sair duma convalescença. Diz à Madame Bouvier que lhe mando na 2ª feira (próxima) o essencial do meu prefácio à antologia. Ela não entende que só escreverei o texto definitivo no momento da impressão do livro.
    Fonseca e Costa chega de carro no meio da próxima semana, com o Castro S.
    Recebi umas cartas importantes (do Prof. Potinkchin, presidente da Associação S./Africa e do meu amigo do C. de Tutela, Mondlane). Mando-te cópias.
    Comunica, pois, em face do que te expus o que pensas fazer.
            Um abraço,
Mário.

(*) Manda duas photos, logo que possas.

Carta de Mário de Andrade (Paris) a Lúcio Lara.

A publicação, total ou parcial, deste documento exige prévia autorização da entidade detentora.

Nomes referenciados