Notícias

PROJECTO «CENTRO DE DOCUMENTAÇÃO DO TARRAFAL» (DIGITAL)

Em 2024 celebram-se 50 anos de momentos decisivos na história das lutas anticoloniais no império português em África. A 25 de Abril de 1974, após uma guerra sem fim à vista, um golpe militar em Lisboa pôs fim ao regime ditatorial. A proposta "descolonização" incluída no ideário do Movimento das Forças Armadas enfrentou oposição de vários sectores e só em 27 de Julho de 1974 o direito dos povos colonizados à independência foi formalmente reconhecido pelo novo regime. Entretanto, nos dias seguintes ao golpe militar foram-se abrindo as portas das prisões políticas, incluindo as dos campos prisionais espalhados pelas colónias.

Agostinho Neto faria 100 anos em Setembro 2022

A 17 de Setembro de 2022 completam-se 100 anos sobre o nascimento de António Agostinho Neto, médico, político e poeta angolano que foi presidente do MPLA (1962-1979) e o 1º Presidente de Angola (1975-1979). O seu pensamento, convicções e acção política marcaram decisivamente a história de Angola, antes e depois da independência. Agostinho Neto pertence ao grupo dos que, em plena "guerra fria", fizeram história no período "quente" das lutas de libertação anticolonial da África. As celebrações oficiais do Centenário, já iniciadas e a continuar ao longo de 2022, poderão ser uma oportunidade para conhecer melhor o homem e o político e reflectir sobre o seu legado histórico. A documentação existente no Arquivo da ATD referente a Agostinho Neto oferece ao público centenas de documentos textuais (muitos inéditos), fotos, iconografia, recortes de imprensa e alguns livros e boletins integralmente digitalizados.

Paulo Lara (24 de Novembro de 1956 - 22 de Março de 2022)

Uma notícia que gostaríamos de não dar: faleceu o co-fundador e um dos mais activos membros da Associação Tchiweka de Documentação (ATD), vítima de doença. Paulo Lara teve um papel determinante na criação da ATD e esteve à frente do Projecto Angola - Nos Trilhos da Independência, cujos resultados se devem em larga medida à sua visão, ao seu empenho e à sua capacidade de convencer e mobilizar pessoas dos mais diversos quadrantes sociais e políticos.

ATD recebeu o Prémio Nacional de Cultura e Artes

A Associação Tchiweka de Documentação recebeu em 2021, pelo seu “singular projecto de arquivo e de memória”, o Prémio Nacional de Cultura e Artes, na disciplina de Investigação em Ciências Sociais e Humanas. É o principal prémio do Estado angolano nesta área, atribuído anualmente. No ano em que abriu o seu arquivo online, através deste portal, a Associação foi destacada pelo “trabalho persistente, profissional e de excelência, em prol da pesquisa em ciências sociais e humanas; por saber honrar com dedicação, estoicismo e dignidade a memória do seu patrono; pelo respeito e o cuidado pelos arquivos privados e familiares…”. Para a ATD, o Prémio significa o reconhecimento oficial do trabalho realizado mas também a responsabilidade de prosseguir o caminho iniciado em 2006.