Carta de Hugo Menezes a «Caros Amigos»

Cota
0011.000.100
Tipologia
Correspondência
Impressão
Dactilografado
Suporte
Papel comum
Remetente
Hugo de Menezes
Destinatário
Lúcio Lara
Data
Idioma
Conservação
Bom
Observações

Foi publicado no 1º Vol. de «Um amplo Movimento...»

Carta de Hugo de Menezes
[dactilografada]

HUGO MENEZES
CONAKRY/REP. DE GUINEE
B.P. 800 Conakry, 29/3/60

Caros Amigos1

Espero que tenham recebido a minha carta datada de 17/3.
1 – Aguardo informações acerca da vinda do L. [Lúcio Lara] e família. Segundo creio, a Conferência de Casa[blanca], a realizar-se em Maio, surge como um elemento novo, que não sei em que medida pesa nas decisões tomadas ou a tomar pelos mesmos. Seja como for, a necessidade de se reunirem, sem mais delongas, os responsáveis da FRAIN, é, a meu ver, outro elemento importante a ter em conta.
2 – Estão em curso negociações, para uma conferência, em Dakar, a realizar-se por alturas de 10 de Abril, entre o Mov. de cá, e as Organiz. guineenses e caboverdeanas do Senegal. Um dos objectivos, é, segundo creio, a fusão. Estará o Abel [Amílcar Cabral] a par desta questão? Não estará a FRAIN a ser ultrapassada por certos acontecimentos? Penso que se impõe a presença da FRAIN na conferência, e que cabe ao Abel, através das suas conexões com Dakar, tomar as medidas urgentes e adaptadas para a resolução do caso.
3 – A presença do Abel em Conakry continua, e cada vez mais, a fazer-se sentir.
4 – Está para breve, a Conferência Afro-Asiática. Como estará representada a Guiné? Não seria útil que um guineense fizesse parte da delegação da FRAIN? No caso de o Mov. de cá ser convidado para a conferência, eu proponho que um elemento guineense do PAI de Dakar faça parte da nossa delegação; no caso contrário, proponho que seja um membro do Mov. de cá.
4 [5] – Penso que a FRAIN ou os Partidos nela representados, deva tornar clara a sua posição a respeito de pretensas «reconstituições» territoriais, mais ou menos históricas, mesmo que tal gesto possa acarretar o afastamento de certas mãos caridosas. É aos povos que cabe o direito de decidir; nunca é demais relembrá-lo.
Por cá todos mais ou menos bem. Recebi notícias do Ma [Mário de Andrade], Marc. [Marcelino dos Santos], L., A. [Amílcar Cabral] e dos estudantes da Alemanha.
Por hoje, nada mais do que um abraço do
ass.) H

P.S. – Recebi o aviso da chegada de um caixote ou caixotes do L. Irei buscá-los tal como ficou combinado.

Carta de Hugo Menezes (Conakry) a «Caros Amigos»

A publicação, total ou parcial, deste documento exige prévia autorização da entidade detentora.

Nomes referenciados