Resolução sobre Angola

Cota
0019.000.025
Tipologia
Declaração
Impressão
Policopiado
Suporte
Papel comum
Autor
Conferência dos Povos Africanos
Data
Mar 1961
Idioma
Conservação
Bom
Imagens
1
Observações

Foi publicado no 2º volume de «Um amplo movimento…»

RESOLUÇÃO SOBRE ANGOLA

[Nota manuscrita: Cairo, 25-30/3/61]
A 3ª Conferência dos Povos Africanos, depois de examinar a situação actual em Angola, situação essencialmente caracterizada pelo estado de rebelião popular, por um lado, e pela intensificação da bárbara repressão portuguesa, por outro.
Saúda os patriotas angolanos que, desde os acontecimentos de Fevereiro passado, lutam corajosamente contra o colonialismo português.
A 3ª Conferência dos Povos Africanos, convencida que o povo angolano está pronto a assumir, a qualquer momento, a soberania nacional,
Condena desde já todas as manobras tendentes a permitir uma intervenção imperialista e neocolonialista em Angola, em particular a provocação de divisões no seio do povo, o desmembramento territorial do país ou a instauração de um governo fantoche.
RECOMENDA:
1 – Que os países afro-asiáticos membros da ONU envidem todos os seus esforços para obrigar Portugal a aplicar a resolução da Assembleia-Geral de 14 de Dezembro de 1960 sobre a liquidação do colonialismo.
2 – Que os Estados Africanos Independentes reconsiderem a sua posição no que diz respeito às relações diplomáticas e comerciais com Portugal.
3 – Que os Estados Africanos se mantenham vigilantes face a uma eventual intervenção da ONU em Angola, coibindo-se de tomar posições que os levariam a uma situação onde teriam de sancionar manobras imperialistas.

3ª Sessão da Conferência dos povos africanos no Cairo, de 25 a 31 de Março de 1961 - Resolução sobre Angola

A publicação, total ou parcial, deste documento exige prévia autorização da entidade detentora.