Comunicado do MPLA sobre o Council for Freedom in Portugal and Colonies

Cota
0020.000.003
Tipologia
Comunicado
Impressão
Policopiado
Suporte
Papel comum
Autor
MPLA - Movimento Popular de Libertação de Angola
Data
Idioma
Conservação
Bom
Imagens
2
Observações

Foi publicado no 2º volume de «Um amplo movimento…»


COMUNICADO
À OPINIÃO PÚBLICA ANGOLANA

De acordo com o seu programa, o Movimento Popular de Libertação de Angola não se poupou a esforços para conquistar a simpatia e o apoio de TODOS os povos do mundo para a causa da liberdade e da independência do povo angolano.
O Departamento de Propaganda e Cultura do MPLA informa que, como resultado das acções empreendidas pelo nosso Movimento nesse sentido, acaba de ser criado, na Grã-Bretanha, o CONSELHO PARA A LIBERDADE EM PORTUGAL E NAS COLÓNIAS (Council for Freedom in Portugal and Colonies), cujos objectivos são:
– Congregar, na Grã-Bretanha, os amigos da liberdade em Portugal e nas colónias portuguesas, para: trabalhar com todos os que, em Portugal e nas colónias portuguesas, lutam pela liberdade, pela independência e pelos direitos humanos; criar um serviço de informações livre e independente, e trabalhar para que todos os Partidos no Parlamento e a opinião pública inglesa exerçam influência sobre a política do governo britânico para que este apoie – nas Nações Unidas, no seio da NATO, e nas Organizações Internacionais, os objectivos do Council for Freedom in Portugal and Colonies.
O Council for Freedom in Portugal and Colonies tem à cabeça as seguintes individua­lidades inglesas:
Presidente: Sir Leslie Plummer, Membro do Parlamento.
Vice-Presidentes: Sr. Donald Wade, Membro do Parlamento.
Sr. Anthony Wedgwood Benn.

O Comité de Apoio do Council for Freedom in Portugal and Colonies é constituído por 66 (sessenta e seis) personalidades importantes da vida pública inglesa, entre as quais citamos as seguintes:
– Sir Richard Acland; Kingsley Amis; Lord Archibald; Professor A. J. Ayer; Percy Belcher; Professor Nordman Bentwich; Professor J. D. Bernal; Lord
Beveridge; Sir Maurice Bowra, Fenner Brockway, Membro do Parlamento, James
Callaghan, Membro do Parlamento; Sra. Barbara Castle, Membro do Parlamento; Basil Davidson (autor do livro “L’Eveil de l’Afrique” – Edições Présence Africaine, Paris, que denunciou o trabalho forçado em Angola); Hugh Delargy, Membro do Parlamento; Sra. Judith Hart, Membro do Parlamento; Sir Julian Huxley; F. Elwin Jones, Conselheiro da Coroa; Gerald Gardiner, Conselheiro da Coroa; Rev. B. E. Peake, Doutor em Teologia; Professor Michael Polanyi; Rev. Dr. Donald O. Seper; Bispo de Southwark; Professor Bruce Williams; Jennie Lee.
7 de Abril de 1961

Comunicado do MPLA sobre o Council for Freedom in Portugal and Colonies

A publicação, total ou parcial, deste documento exige prévia autorização da entidade detentora.