Apelo para a realização de uma Conferência

Cota
0032.000.029
Tipologia
Apelo
Impressão
Policopiado
Suporte
Papel comum
Autor
Comité Director do MPLA
Data
Idioma
Conservação
Bom
Imagens
1
Observações

Foi publicado no 2º volume de «Um amplo movimento…»

MOVIMENTO POPULAR DE LIBERTAÇÃO DE ANGOLA
MPLA
51, Avenida Tombeur de Tabora – C.P. 720
LÉOPOLDVILLE

APELO
Às Organizações Nacionalistas Angolanas

Na sua Conferência de Imprensa de 3 de Março de 1962, em Léopoldville, o ­Comandante Marcos KAS­SANGA confirma os factos tornados públicos pelo MOVIMENTO POPULAR DE LIBERTAÇÃO DE ANGOLA – (MPLA) – no seu “­Comunicado” de 23 de Novembro de 1962 [1961], referente ao assassinato dos componentes de um dos es­quadrões da sua organização militar, en­viados a Angola, sob o comando de Tomás FERREIRA. O Comandante KASSANGA con­firma terem sido militantes da UPA os autores de tal criminoso massacre inspirado pelos respon­sáveis dos escalões superiores desta organização.
Os factos relatados pelo Comandante KASSANGA no decurso da sua ­Confe­rência demonstram que SOMENTE UM FRONT DE LIBERTAÇÃO DE ANGOLA, ­CONSTITUÍDO POR TODAS AS ORGA­NIZAÇÕES SERIA­MENTE EMPENHADAS NA LUTA CONTRA O COLONIALISMO PORTUGUÊS, PODE CONSTITUIR A GARANTIA SÓLIDA DA CONTINUAÇÃO DA LUTA NAS MELHORES CONDIÇÕES, PARA A EDIFICA­ÇÃO DE UMA ANGOLA LIVRE, DEMOCRÁTICA, UNIDA E PRÓSPERA.
Nestas condições, o MOVIMENTO POPULAR DE LIBERTAÇÃO DE ANGOLA renova os seus apelos a todas as organizações patrióticas angolanas para a realização de uma CONFERÊNCIA DE DELEGADOS de todas essas organizações, conferência que se proporá a estabelecer as bases concretas para a formação de uma FRENTE DE LI­BERTAÇÃO DE ANGOLA.

Léopoldville, 10 de Março de 1962

[carimbo do CD do MPLA]

O COMITÉ DIRECTEUR [sic] DO MPLA.

Apelo às Organizações Nacionalistas Angolanas para a realização de uma Conferência de delegados, para a formação de uma Frente de libertação de Angola.

A publicação, total ou parcial, deste documento exige prévia autorização da entidade detentora.