Carta de Manuel(?) à Direcção do MPLA

Cota
0033.000.003
Tipologia
Correspondência
Impressão
Manuscrito
Suporte
Papel comum
Data
Idioma
Conservação
Razoável
Imagens
3
Observações

Tem envelope. Foi publicado no 2º volume de «Um amplo movimento…»

Acesso
Público


Mário Andrade – Eduardo Santos – Viriato
Urgente
MEU CARO
[Nota manuscrita: R.Cry. – 24.4.62]
Assunto: Neto
Foi libertado sábado 23, após 179 dias de detenção julgo que é medida transitória, pois o advogado insistiu para ver o processo para exigir um “habeas corpus”. Há a certeza do processo nem estar iniciado, motivo por que por aparências legais, devem ter deci[di]do libertá-lo julgo que transito­riamente. Por isso há urgência ou em ir para aí, resolução que pertence ao movimento, ou ir para uma Embaixada. Assunto portanto urgente. Resolvam. Es­crevam pelo meu pai, ou por tabela em Paris ou Londres não para a morada antiga, pois vocês mandavam para lá jornais, que cá já devem ter ­descoberto. Escre­vam, ou o meu pai se encarregará de negociar a coisa, mas demora tempo. ­Espere­mos.
2) Um indivíduo da RAU – arquivista – intitulou-se secretário da Embai­xada – resolveu com o Fernando Assis, organizar uma fuga – onde estavam meti­dos padres, etc. Enviaram fotografias para passaportes e a fuga seria em subma­rinos da Rau e dos EUA. Incrível, mas há dois factos:
1) A RAU tem as fotografias e diz que é para conhecer os amigos. Grave. Julgava que poderia haver aí Pide metida. Parece que não, mas julgo que é chato em qualquer hipótese.
Acusam o Assis de ser paranóico e este ao outro. O que é facto é que o tal arquivista esteve na CEI, e falou com os outros que estavam na dis­posição de ir.
3) Estamos sem notícias directas.
1) Que há sobre cisão da Upa?
2) Quanto ao MPLA? Posição do Viriato e o problema racial.
3) Mais aspectos da Luta.
4) O Marcel até hoje nada, e hoje que faz tanta importância.
[Ilegível]
[assinatura]

Carta de Manuel [?] a Mário de Andrade, Matias Migueis, Eduardo Santos e Viriato da Cruz, sobre fuga de Agostinho Neto

A publicação, total ou parcial, deste documento exige prévia autorização da entidade detentora.