Message du MPLA au Vième Congrès do PDG de Guinée

Cota
0044.000.028
Tipologia
Declaração
Impressão
Policopiado
Suporte
Papel comum
Autor
MPLA - Movimento Popular de Libertação de Angola
Data
Idioma
Conservação
Bom
Imagens
2
Observações

Foi publicado no 2º volume de «Um amplo movimento…»


MOVIMENTO POPULAR DE LIBERTAÇÃO DE ANGOLA
MPLA

MENSAGEM
do Movimento Popular de Libertação de Angola
ao VI Congresso Nacional do Partido Democrático da Guiné

Irmãos do PDG

Em nome do Comité Director do Movimento Popular de Libertação de Angola, agradeço calorosamente o convite que nos foi endereçado para que, enquanto represen­tantes da Angola combatente, pudéssemos assistir aos trabalhos deste importante Congresso Nacional do Partido Democrático da Guiné.
O vosso convite constitui não só uma honra para nós, mas também uma prova de que a justiça da causa angolana e a firmeza com a qual defendemos o nosso programa revolucionário têm uma viva repercussão no coração de cada guineense e na consciência africana dos dirigentes do PDG.
Aliás, a solidariedade palpável que une o PDG às organizações revolucionárias como o MPLA não é senão a consequência lógica do facto de os povos de quem somos os porta-vozes estarem estreitamente ligados pela identidade de objectivos e de ideais tais como a independência efectiva dos nossos países, a revalorização do homem africano e a unidade perfeita dos povos do nosso continente.
A Guiné é uma República de vanguarda no contexto político da África que se levanta e que luta.
Foi por isso que desde o primeiro instante, seguimos com permanente atenção, o andamento dos trabalhos deste Congresso, esperando com confiança as resoluções de vanguarda que serão o seu resultado natural. No que nos diz respeito, nenhum Angolano ainda esqueceu o entusiasmo da vitória que agitou as nossas fileiras na clandestinidade quando, a 14 de Setembro de 1958, o povo da Guiné, liderado pelo seu Partido Democrático e tendo à cabeça o irmão Sékou TOURÉ, tomou a histórica resolução de responder “NÃO” à manobra escandalosa do Referendo.
Hoje, com o neocolonialismo1, a África atravessa de novo a fase crítica em que os seus povos são obrigados a jogar o seu destino.
Estamos certos que o Partido Democrático da Guiné, forjado e temperado na luta pela defesa dos interesses das massas populares, saberá uma vez mais indicar sem ­hesitações, o caminho justo para a Guiné e para a África.
O MPLA está orgulhoso com a realização deste grandioso Congresso Nacional e Africano.

Estamos com o PDG.
Angola vota pelo sucesso deste Congresso.
Viva o heróico povo Guineense
Avante com o PDG.

Conakry, 27 de Dezembro de 1962
Pelo Comité Director do MPLA
Gentil VIANA

Mensagem do MPLA ao 6º Congresso do Parti Démocratique de Guinée, assinado por Gentil Viana (Conakry)

A publicação, total ou parcial, deste documento exige prévia autorização da entidade detentora.

Nomes referenciados