Declaração do MPLA sobre o 2º aniversário da CONCP

Cota
0049.000.036
Tipologia
Declaração
Impressão
Policopiado
Suporte
Papel comum
Autor
MPLA - Movimento Popular de Libertação de Angola
local doc
Léopoldville (Rep. Congo)
Data
Idioma
Conservação
Bom
Imagens
1
Observações

Foi publicado no 3º volume de «Um amplo movimento…»

MOVIMENTO POPULAR DE LIBERTAÇÃO
DE ANGOLA
MPLA
51, Avenue Tombeur de Tabora
B. P. 720 – Tel. 2452
LÉOPOLDVILLE

Doc. Nº 57/63
DECLARAÇÃO SOBRE O SEGUNDO ANIVERSÁRIO DA
CONFERÊNCIA DAS ORGANIZAÇÕES NACIONALISTAS
DAS COLÓNIAS PORTUGUESAS (CONCP)
Unidade de acção das organizações nacionalistas na luta, por todos os meios, para a liquidação imediata do colonialismo português e de todas as formas de opressão, tal foi o princípio fundamental proclamado pela CONCP, em 20 de Abril de 1961.
A realização da I Conferência das organizações nacionalistas das colónias portuguesas em Marrocos deveu-se a uma oportuna manifestação de Solidariedade africana, de sua Majestade o Rei Hassan II e do seu governo em relação à nossa luta de libertação nacional. Essa solidariedade continua a ser uma realidade hoje como ontem.
Estes dois anos que nos separam da Conferência de Casablanca viram consagrar os princípios democraticamente aceites pelos mais qualificados representantes das aspirações dos povos da Guiné e das Ilhas de Cabo Verde, de S. Tomé e Príncipe, Angola, Moçambique e Goa: – unidade do povo, integridade territorial, realização de Frentes únicas à escala nacional, acção directa.
As nossas organizações nacionalistas, fazem recuar constantemente as fronteiras da dominação colonial, tendo posto definitivamente a questão das colónias portuguesas na cena internacional e adquirido o apoio dos povos do mundo inteiro.
A adopção do princípio da luta armada pelos nacionalistas da Guiné dita portuguesa, sublinha a identidade dos nossos pontos de vista quanto à legitimidade do recurso à acção directa dentro da situação criada aos povos dominados pelo sistema colonial português.
Por outro lado, a coordenação da acção directa com outros movimentos nacionalistas das colónias portuguesas contra o inimigo comum, é uma das principais bases da linha política do MPLA, reafirmada pela sua I Conferência Nacional.
O MPLA está consciente de que as organizações membros agrupam as forças nacionalistas mais esclarecidas e mais activas no combate contra o colonialismo português.
No momento em que os Chefes de Estado africanos se preparam para discutir do presente e do futuro do nosso continente, o MPLA declara a sua firme determinação de contribuir para a realização da unidade africana, pelo reforço dos seus laços de solidariedade com os movimentos mobilizados contra a dominação colonial portuguesa ou qualquer outra forma de opressão.
Léopoldville, 24 de Abril de 1963 [carimbo do CD do MPLA]
O COMITÉ DIRECTOR DO MPLA

Declaração do MPLA sobre o 2º aniversário da CONCP (Doc. 57/63) (Léopoldville)

A publicação, total ou parcial, deste documento exige prévia autorização da entidade detentora.