Relatório com informações de alguns camaradas

Cota
0061.000.008
Tipologia
Relatório
Impressão
Dactilografado
Suporte
Papel comum
Autor
Tooto Toto Kyta
local doc
Léopoldville (Rep. Congo)
Data
Idioma
Conservação
Bom
Imagens
1
Observações

Foi publicado no 3º volume de «Um amplo movimento…»


[Acrescentado à mão na margem: Segurança]

RELATÓRIO
O camarada que escreveu para mim, já não o encontrei foi enviado na base. Informações do camarada: Jacinto Domingos Manuel, Comandante na área do ZENZA ZENZA: Desde Songololo, até rio M’b[ri]dge não tem nenhum quartel da upa salta-se o rio M’b[ri]dge anda-se 6 a 7 dias encontra-se o primeiro quartel da upa chamado TUSSAMBA TUA ZAMBI desde este quartel, anda-se uma distância com a média de 25 KM encontra-se o segundo quartel de nome KIMARIA. De KIMARIA, já não tem nenhum quartel só tem guardas até na área de NAMBOANGONGO.
NAMBOANGONGO: Está dividido metade apoia a UPA1 e a maioria apoia até ZENZA o nosso Movimento.
VIRIATO DA CRUZ: Chega hoje ou amanhã em Léo a fim de fazer a unidade com a upa em nome do MPLA. Mas o povo não gostou porque não reconhecem este MPLA mas sim aquele que está em Brazza que é o verdadeiro MPLA.
BEMBE: Foi enviado pelos Comandantes do Bembe que se encontram em Léo, em camarada para avisar todo o povo para vir no Congo porque a upa não quer fazer Unidade com os outros Movimentos Nacionalistas.
ENTRADA: Um responsável da CUNA, disse que há uma parte onde se pode entrar sem qualquer impedimento. Entrando no BAMBA vai-se até CUILO-FUTA passa-se QUIMBELE, atravessa o rio Cuilo, 31 de JANEIRO, BUNGO, PURI, NEGAGE, QUITEXI, CAMBAMBA, área do falecido BOMBOKO, CAMABATELA até QUIBAXI. Este prometeu que com material suficiente, ele estaria pronto a dirigir o caminho e mais outros. Porque naquela área nenhum upista é capaz de entrar lá.
ENTRADA: Todos camaradas que vierem com camarada FREDERICO pedem que no seu regresso entram com o grupo nosso que não haverá nenhum impedimento mais um grupo bem armado que seja 80 ou 100 homens com eles farão uma média de 170 ou 150 homens.
TSHIKAPA: Chegou de lá o nosso camarada ALBERTO TSHIYAKO e presidente do COMITÉ DE ACÇÃO DE KAHEMBA; este deseja conversar muito comigo.
FREDERICO: Conversar muito com este camarada porque ele conhece muito das confusões no caminho; e quais os meios que devemos utilizar para podermos entrar. E tudo este camarada fará toda melhora explicação.
Deste militante. – TOTO Toto Kyta
10.4.64 Léo

Relatório com informações de alguns camaradas, de Toto Toto Kyta, entregue à Segurança (Léopoldville)

A publicação, total ou parcial, deste documento exige prévia autorização da entidade detentora.