Comunicado de imprensa do MPLA sobre militantes presos

Cota
0061.000.020
Tipologia
Comunicado
Impressão
Policopiado
Suporte
Papel comum
Autor
Comité Director do MPLA
Data
Conservação
Bom
Observações

Foi publicado no 3º volume de «Um amplo movimento…»

MOVIMENTO POPULAR DE LIBERTAÇÃO DE ANGOLA
MPLA
C.P. 2353 – Tel. 4915
BRAZZAVILLE
COMUNICADO DE IMPRENSA

O Movimento Popular de Libertação de Angola (MPLA), denunciou através do seu comunicado n.º 22 de 1 de Abril de 1964 a prisão arbitrária ocorrida em Léopoldville de três dos seus militantes ANTÓNIO DOS SANTOS AMBRÓSIO, ANTÓNIO MUBEMBA e JACINTO MANUEL.
A prisão destes nossos companheiros deveu-se à denúncia feita pelo chamado “governo de Angola no exílio”.
Ao mesmo tempo que alertávamos a opinião mundial sobre esta ocorrência, fazíamos apelo a todas as organizações democráticas no sentido de se exprimirem por todos os meios ao seu alcance para a libertação daqueles nossos companheiros de luta e para que garantias de segurança fossem asseguradas aos nossos membros em todo o território da República do Congo.
Sempre no mesmo sentido solicitámos a intervenção de SS.EE. o Chefe de Estado, o Primeiro-Ministro e o Ministro do Interior da mesma República do Congo-Léopoldville.
O assunto posto às mais altas instâncias dum país que se orgulha de ter tido por líder um Nacionalista e um Africano da estatura moral de Patrice Lumumba, aguardávamos a libertação dos nossos compatriotas. Foi, pois, com grande espanto que soubemos terem sido aqueles nossos compatriotas transferidos para uma das cadeias subterrâneas da terrível prisão de MAKALA.
É inútil dizer o que tal medida significa. Estamos colocados perante a perspectiva de um assassinato friamente premeditado. Em tais circunstâncias, todos compreenderão a necessidade de agir depressa.
O parcialismo político e a ingerência deliberada que se pretende continuar a impor para a “conquista” do nosso País tornam as autoridades congolesas surdas aos nossos apelos.
Por este motivo nos voltamos de novo para as tribunas mundiais que ainda conservam intacto o sentimento de revolta contra os atentados aos direitos humanos. A eles pedimos que intervenham sem demora a fim de impedir que se consume mais um crime ali onde já tantos foram cometidos.

B/VILLE; 17.4.64 O COMITÉ DIRECTOR
DOC. N.º 27/64 [carimbo do CD do MPLA]

Comunicado de imprensa do MPLA sobre a prisão de Jacinto Manuel e António Mubemba em Léopoldville (Doc. 27/64) (Brazzaville)

A publicação, total ou parcial, deste documento exige prévia autorização da entidade detentora.