Declaração do MPLA sobre a Jornada de Libertação de África

Cota
0062.000.026
Tipologia
Declaração
Impressão
Policopiado
Suporte
Papel comum
Autor
MPLA - Movimento Popular de Libertação de Angola
Data
Idioma
Conservação
Bom
Imagens
2
Observações

Foi publicado no 3º volume de «Um amplo movimento…»

MOVIMENTO POPULAR DE LIBERTAÇÃO DE ANGOLA
MPLA
C.P. 2353 – Tel. 4915
BRAZZAVILLE

DOC. 38/64
DECLARAÇÃO DO MPLA
SOBRE A
JORNADA DE LIBERTAÇÃO DE ÁFRICA

A realização em Addis Abeba, no dia 25 de Maio de 1963, da CONFERÊNCIA DOS CHEFES DE ESTADO E DE GOVERNO AFRICANOS foi um acontecimento de relevo a coroar a luta que os Povos Africanos travam desde há longos anos, pela Libertação e pela Unidade de África.
O facto de alguns Países ainda sofrerem nesse momento a opressão colonial, impossibilitando-os de darem uma contribuição integral às resoluções históricas dos mais altos representantes dos Povos Africanos, não fez mais do que reforçar a sua determinação de expulsarem no mais curto espaço de tempo do seu solo os colonialistas e imperialistas, e de enfileirarem na ORGANIZAÇÃO DA UNIDADE AFRICANA.
A criação da ORGANIZAÇÃO DA UNIDADE AFRICANA corresponde às aspirações comuns dos nossos Povos, desejosos de acabar com o retalhamento feito pelas potências imperialistas na Conferência de Berlim.
Um ano decorreu e a OUA já pôde ultrapassar graves dificuldades que se ­levantaram no seu seio e no seio do nosso continente.
No que se refere ao colonialismo português, a OUA conseguiu já iniciar uma acção concertada dos Países Africanos contra Portugal, como desde há muito o MPLA reclamava.
As decisões dos Chefes de Estado e de Governo Africanos ressoam cada vez com maior intensidade através de todo o nosso continente, como palavras de ordem revolucionárias capazes de mobilizar e de reunir os povos explorados de África na sua luta sem tréguas contra o colonialismo, o neocolonialismo e o imperialismo.
Nesta gloriosa jornada, o MPLA saúda os Povos irmãos da África Independente, e os Povos do mundo inteiro que apoiam o nosso combate, e os Povos da Guiné (Bissau), da África do Sul, de Moçambique, da Rodésia do Sul, do Sudoeste Africano e todos os que lutam ainda pela sua libertação.
O MPLA renova, diante dos túmulos dos Heróis e Mártires de Angola e de África o juramento solene de que levantará cada vez mais alto o estandarte da Revolução Angolana e da Unidade Africana.
Nenhuma força, nenhuma manobra, poderão travar a marcha irresistível do Povo Angolano, guiado pelo MPLA, para a INDEPENDÊNCIA TOTAL, para a UNIDADE e para a JUSTIÇA SOCIAL.

B/VILLE VIVA A JORNADA DE LIBERTAÇÃO DE ÁFRICA!
24.5.64 VIVA ANGOLA LIVRE E INDEPENDENTE!

Declaração do MPLA sobre a Jornada de Libertação de África (Brazzaville)

A publicação, total ou parcial, deste documento exige prévia autorização da entidade detentora.