Comunicado de guerra do MPLA

Cota
0065.000.015
Tipologia
Comunicado
Impressão
Policopiado
Suporte
Papel comum
Autor
MPLA - Movimento Popular de Libertação de Angola
Data
Idioma
Conservação
Bom
Imagens
2
Observações

Foi publicado no 3º volume de «Um amplo movimento…»

MOVIMENTO POPULAR DE LIBERTAÇÃO DE ANGOLA
MPLA
C.P. 2353 – Tel. 4915
BRAZZAVILLE

COMUNICADO DE GUERRA

Na manhã do dia 9 de Agosto de 1964, na região de CABINDA, e a 2 quilómetros do Quartel de SANGA, onde se encontram estacionadas forças portuguesas, um contingente militar português auto-transportado caiu numa emboscada preparada por um Destacamento de guerrilheiros do MPLA.
Foram mortos 27 soldados et 2 oficiais portugueses (1 Tenente e 1 Alferes) e destruídas 4 viaturas blindadas. À chegada de novos reforços e da aviação inimigas os nossos guerrilheiros retiraram-se sem perdas.
Alguns dias antes, os nossos Comandos tinham prendido um novo grupo de traidores que serviam como guias do Exército colonial. A sua sorte está em vias de ser decidida.
Estas operações foram inteiramente conduzidas pelo Camarada SUKAHATA, guerrilheiro do grupo C. Membros do Comité Director e do Gabinete Político do MPLA participaram neste combate.
No dia 11 de Agosto de 1964 o exército colonial português promoveu uma demonstração de força nas imediações do local de combate, dizimando barbaramente o gado das populações fiéis ao MPLA. Depois deste acto selvagem e criminoso as populações vieram aos locais de penetração dos nossos guerrilheiros reafirmar o seu total apoio à luta de libertação nacional levada a cabo pelo seu Movimento de vanguarda, o MPLA.
As nossas forças prosseguem firmemente os seus objectivos.

O COMITÉ DIRECTOR [carimbo do CD do MPLA]

Brazzaville, 12 de Agosto de 1964
DOC/42/64

Comunicado de guerra do MPLA - Frente de Cabinda (Doc. 42/64) (Brazzaville)

A publicação, total ou parcial, deste documento exige prévia autorização da entidade detentora.