Comunicado de guerra nº 49 do MPLA

Cota
0067.000.031
Tipologia
Comunicado
Impressão
Policopiado
Suporte
Papel comum
Autor
Comité Director do MPLA
Data
Conservação
Bom
Imagens
2
Observações

Foi publicado no 3º volume de «Um amplo movimento…»

MOVIMENTO POPULAR DE LIBERTAÇÃO DE ANGOLA
MPLA
C.P. 2353 – Tel. 4915
BRAZZAVILLE

COMUNICADO DE GUERRA

O MPLA continua a intensificar a sua pressão sobre as forças ocupantes, através da acção armada.
No dia 29 de Outubro, pelas 15 horas, um destacamento de guerrilheiros do MPLA que actuava no sector de MIKONJE, conduzido pelo comandante MARTINS, montou uma contra-emboscada ao inimigo que aguardava a passagem dos nossos guerrilheiros num cruzamento de picadas que ele tinha previamente minado.
Do embate resultaram 5 portugueses mortos e outros tantos feridos, dois dos quais em estado grave. Foi recuperado algum material ao inimigo. Pouco antes do embate, a explosão de uma mina causou um ferido sem gravidade entre os nossos guerrilheiros.
A despeito dos reforços constantes que o inimigo tem feito chegar à região de CABINDA (onde as tropas colonialistas estão enquadrando unidades de “legionários” recentemente chegadas), as posições militares do MPLA consolidam-se continuamente.
O mês de Outubro registou um substancial aumento de operações vitoriosas dos nossos guerrilheiros, no cumprimento dos planos prés-estabelecidos.
Por outro lado, nas regiões de DEMBOS e NAMBUANGONGO, próximo de LUANDA, os grupos populares recomeçaram a fustigar com intensidade as posições inimigas.

B/ville; 2.XI.64 – Doc. Nº 49 O COMITÉ DIRECTOR DO MPLA

Comunicado de guerra nº 49 do MPLA - Frente Norte (Brazzaville)

A publicação, total ou parcial, deste documento exige prévia autorização da entidade detentora.