Comunicado sobre o reconhecimento do MPLA pelo Comité de Libertação de África

Cota
0068.000.004
Tipologia
Comunicado
Impressão
Policopiado
Suporte
Papel comum
Autor
Comité Director do MPLA
Data
Idioma
Conservação
Bom
Imagens
2
Observações

Foi publicado no 3º volume de «Um amplo movimento…»

MOVIMENTO POPULAR DE LIBERTAÇÃO DE ANGOLA
MPLA
C.P. 2353 – Tel. 4915
BRAZZAVILLE

O MPLA, RECONHECIDO PELO COMITÉ
DE LIBERTAÇÃO DA ÁFRICA
O Comité de Libertação da África, conhecido sob o nome de Comité dos Nove da OUA, com sede em Dar-es-Salam, reconheceu o MPLA e decidiu por unanimidade de lhe conceder uma ajuda técnica e material.
Este facto merece ser realçado.
Efectivamente, esta decisão segue-se à 2ª Reunião dos Chefes de Estado realizada em Julho de 1964, no Cairo, que, aquando do exame da situação do nacionalismo angolano verificou que o dito “governo angolano” reconhecido por erro por alguns países, não preenchia as suas funções. Ele era incapaz de desenvolver a luta; ele era incapaz de reunir os movimentos à sua volta; pelo contrário, ele era o elemento fundamental da divisão. Ele é um instrumento do imperialismo, na medida em que submete a sua política à das potências estrangeiras, não constituindo assim nenhuma ameaça contra o colonialismo português.
O “grae” está em decomposição, ele não possui a confiança do povo, pelo contrário é odiado por causa dos assassinatos, prisões e perseguições que efectua contra os angolanos. É do domínio público que o dito “grae” utiliza para outros fins os fundos que lhe são concedidos como a ajuda à tarefa de libertação de Angola.
Apoiado pelo Governo de Léopoldville, o “grae” não é senão o travão da nossa luta de libertação. Por outro lado, o MPLA depois de ter sofrido uma crise, depois de ter sido sujeito a um poderoso ataque imperialista, reorganizou-se, aumentou a sua força e é hoje a única organização política que organiza a guerrilha no território angolano e que exerce uma influência importante no seio das massas angolanas.
A sua vocação para a unidade já foi provada.
Tudo isto foi constatado. O Comité dos Nove teve que votar, por unanimidade, uma ajuda técnica e material ao MPLA.
Assim, o MPLA conquistou a sua liberdade de acção e ajuda às quais tinha direito. O MPLA é uma força que cresce, vence e caminha deliberadamente à cabeça do nacionalismo angolano, com uma orientação justa.
As forças adversas ao MPLA, deixaram passar em silêncio este facto importante da política angolana. Mas não é por isso que ele perde o seu significado pois constitui um passo em frente para o nacionalismo angolano.
Assim, Angola tem hoje novas possibilidades contra o colonialismo português. Os militantes do MPLA, saberão mostrar-se dignos da ajuda recebida e utilizá-la eficazmente no combate contra o colonialismo e o imperialismo, pela independência completa do seu País.
A coragem manifestada pela África, no sentido de salvar Angola do neocolonialismo verificar-se-á sempre, até ao esclarecimento completo das atitudes que, há apenas alguns meses, lançaram o nosso País na confusão.
O COMITÉ DIRECTOR DO MPLA
B/VILLE, 3.12.64 [carimbo do CD do MPLA]
DOC. 53

Comunicado sobre o reconhecimento do MPLA pelo Comité de Libertação de África «O MPLA, reconhecido pelo Comité de Libertação da África» (Doc.53 (Brazzaville)

A publicação, total ou parcial, deste documento exige prévia autorização da entidade detentora.