Carta de Lúcio Lara ao CEA

Cota
0070.000.006
Tipologia
Correspondência
Impressão
Manuscrito
Suporte
Papel comum
Remetente
Lúcio Lara
Destinatário
CEA
Data
Idioma
Conservação
Bom
Imagens
2

MOVIMENTO POPULAR DE LIBERTAÇÃO
DE ANGOLA
M. P. L. A.
B. P. 2353             Tél. 49-15
BRAZZAVILLE
République du Congo

Brazzaville, 15/1/65 [escrito à mão: Respondida]

Departamento de:


Aos Camaradas do
Centro de Estudos Angolanos
Alger

Caros Camaradas

Aproveito a viagem do camarada Almeida para vos fazer chegar os únicos exemplares de cartilhas que me restam. Mandei-vos em Novembro 1964 por correio expresso exemplares que parece terem-se extraviado. No caso de já os terem recebido agradeço que entreguem os presentes ao Almeida que nos devolverá, também por portador. Caso contrário utilizem esse material e logo que não veja necessário, agradeço-vos que o entreguem ao cam. Almeida.
Quanto à plaquette que mandaram para apreciação creio que já têm o n/ parecer. Está excelente, mas parece-nos que o final deve ser modificado no sentido de acentuar o objectivo mais importante no momento actual, i. é. a conquista da independência, a vitória armada sobre os colonialistas.
A questão da fraternidade racial deve aparecer antes episodicamente, e não como um fim imediato. Creio que compreendem esta nuance. É aliás o problema da étape actual da nossa luta. Não é possível ainda brûler les étapes. Claro que não estamos em desacordo c/ o objectivo supremo de ver apenas o HOMEM independentemente de qualquer preconceito. Mas, acentuarmos, que tal objectivo longínquo ainda não é capital nesta fase da nossa luta. O nosso Povo ainda não o entende embora em muitos casos já o aceite.

Creio que o Luiz poderá explicar-vos melhor.
Não quero deixar de manifestar o alto apreço que sinto pela actividade que o CEA tem desenvolvido e nomeadamente pelo nível das suas publicações. Estou certo que elas terão valor decisivo na luta de libertação do Povo Angolano.
Creiam-me com a melhor camaradagem
Lúcio Lara

 

 

Carta de Lúcio Lara (Brazzaville) ao Centro de Estudos Angolanos (Argel)

A publicação, total ou parcial, deste documento exige prévia autorização da entidade detentora.

Nomes referenciados