Comunicado conjunto entre a JMPLA e a UGEAN

Cota
0072.000.024
Tipologia
Comunicado
Impressão
Policopiado
Suporte
Papel comum
Autor
JMPLA e UGEAN
Data
Idioma
Conservação
Bom
Imagens
2

COMUNICADO CONJUNTO ENTRE A JUVENTUDE DO MOVIMENTO POPULAR DE LIBERTAÇÃO DE ANGOLA, JMPLA, E A COMISSÃO NACIONAL DE ANGOLA NA UGEAN
Nós, militantes da Juventude do Movimento Popular de Libertação de Angola, JMPLA, e membro da Comissão Nacional de Angola na UGEAN, depois de uma análise aprofundada e minuciosa sobre a situação geral dos estudantes angolanos e sua participação na luta de libertação do nosso Povo, verificámos:
Que o desenvolvimento da luta armada no interior do país exige uma nova estrutura que engaje os jovens e os estudantes angolanos de modo a favorecer a luta do seu Povo.
Que a UGEAN, dentro das suas estruturas, não obstante ter desenvolvido sempre uma luta heroica contra o colonialismo português e o imperialismo e os seus agentes, não é suficientemente capaz de mobilizar os estudantes angolanos dentro das realidades do seu país.
Que a UGEAN, dentro das suas actividades relacionadas com a formação de quadros, não tem sido capaz de realizar a sua tarefa de forma a satisfazer as particulares exigências de Angola para com os seus estudantes, devido ao seu carácter de organização internacional.
Que foi impossível para a UGEAN controlar os estudantes angolanos e levá-los a uma aproximação na realização dos objectivos maiores da nossa Revolução.
Que devido à desmobilização da maioria dos estudantes angolanos criada pelo próprio carácter e pelas estruturas da UGEAN, os estudantes angolanos estão cada vez mais afastados do teatro que se verifica no seu país a ponto de criar extremas dificuldades no enquadramento destes na Revolução.
Apoiando os princípios fundamentais definidos pela UGEAN na preparação de quadros revolucionários para a luta permanente dos povos das colónias portuguesas e dentro do contexto da conjuntura política actual da luta de libertação do nosso Povo, resolvemos:
Dar prosseguimento às resoluções do Seminário dos Estudantes Angolanos em Genebra, para a formação de uma organização de estudantes angolanos, mobilizando-os na luta do seu Povo.
Contactar os estudantes angolanos espalhados por toda a parte, incluindo os estudantes da dita “UNEA” para a coordenação de trabalhos e esforços que levem a cabo a formação do movimento estudantil angolano.
Transformar a UGEAN numa organização com o papel de Federação das organizações de estudantes das colónicas portuguesas servindo de seu organismo de coordenação, dentro do espírito unitário que rege a luta das colónias portuguesas numa Frente de luta anti-colonialista, anti-neo-colonialista, e anti-imperialista.
Pela Direcção da JMPLA
Timóteo Miguel
[assinado, carimbado]
Pela Comissão Nacional de Angola na UGEAN
Lourenço Casimiro
[assinado, carimbado]
Feito em Brazzaville
aos 18 de Março de 1965

Comunicado conjunto entre a JMPLA e a Comissão Nacional de Angola da UGEAN, assinado por Timóteo Manuel (pela JMPLA) e por Lourenço Casimiro (pela UGEAN).

A publicação, total ou parcial, deste documento exige prévia autorização da entidade detentora.

Nomes referenciados