Declaração do MPLA sobre 4 de Fevereiro

Cota
0082.000.022
Tipologia
Declaração
Impressão
Policopiado
Suporte
Papel Comum
Autor
Comité Director do MPLA
Data
Conservação
Bom

DECLARAÇÃO

Celebra-se hoje, 4 de Fevereiro, o quinto aniversário do início da insurreição armada em Angola. O MPLA rende homenagem a todos os mártires e heróis da nossa luta pela Independência, os que tombaram no campo de batalha, os que jazem nas prisões, no desterro ou no exílio.
O MPLA considera que as dificuldades actuais da luta dos patriotas angolanos não reside essencialmente na divisão do movimento nacionalista, mas sim na atitude de alguns países limítrofes que não permitem que os homens e os meios materiais do MPLA cheguem ao território angolano, apesar das decisões tomadas pela OUA.
Ao chamar demasiadamente a atenção para o problema da Unidade dos nacionalistas, pretende-se muitas vezes evitar a realidade e contornar dificuldades sem as resolver.
O MPLA, organização à vanguarda da luta do Povo Angolano e a única que realmente combate em Angola, honrando a memória dos heróis do QUATRO DE FEVEREIRO DE 1961, declara que com unidade ou sem ela, prosseguirá a sua acção pela libertação do País e faz novo apelo aos Responsáveis Africanos, para que ajudem o MPLA a encontrar a liberdade de circulação que carece nos países limítrofes.

Feito em Brazzaville, aos 4 de Fevereiro de 1966

DOC. Nº 4
4/2/66
B/VILLE
O COMITÉ DIRECTOR           

[Papel timbrado do MPLA em Brazzaville]

Declaração do MPLA sobre 4 de Fevereiro (Doc. 4)

A publicação, total ou parcial, deste documento exige prévia autorização da entidade detentora.