Comunicado de Guerra do MPLA

Cota
0083.000.039
Tipologia
Documento militar
Impressão
Policopiado
Suporte
Papel Comum
Autor
Comité Director do MPLA
Data
Conservação
Bom

«Papel timbrado do MPLA em Brazzaville»

COMUNICADO DE GUERRA

A actividade dos maquis do MPLA tem seguido um ritmo intenso, procurando responder às novas táticas do inimigo, que visam por um lado atrair as forças guerrilheiras a pontos de forte concentração militar e, por outro lado, a atacar os postos do MPLA com auxílio dos bandos do traidor Alexandre Taty.
A instalação de novos postos avançados do MPLA está a permitir um controle mais cerrado do inimigo.

No mês de Abril, um posto do MPLA situado cerca de KIMPESSE, foi cercado por um bando armado de “tatistas” reforçado com um pelotão português. Após uma eficiente manobra de diversão por parte dos guerrilheiros, os inimigos foram cercados e sujeitos a um fogo intenso que os obrigou a abandonar o terreno deixando 3 mortos e numerosos feridos. Muito material foi recuperado, nomeadamente 3 pistolas-metralhadoras UZI, muitas granadas e carregadores cantis, etc.
Por outro lado o inimigo viu gorarem-se várias tentativas para raptar militantes do MPLA que exercem a sua actividade ao longo das fronteiras. Dois de entre eles, os camaradas Castiela e Aniceto, foram barbaramente torturados, mas em virtude da pressão popular, foram devolvidos aos seus lares.
Mais recentemente, a 4 de Maio, as tropas inimigas caíram num campo de minas no caminho de KINGUAMBUNDU, sofrendo numerosas baixas.
No dia 7 de Maio um renhido tiroteio obrigou os inimigos a recuar para um campo previamente minado, no caminho do BULO ANTIGO. A explosão de três minas provocou a morte de alguns soldados inimigos e a debandada completa do resto do pelotão que retirou precipitadamente sem ter atingido o seu objectivo.

O COMITÉ DIRECTOR DO MPLA

DOC. Nº
B/VILLE
16/5/66

*[Carimbado MPLA Comité Director]

Comunicado de Guerra do MPLA - Frente de Cabinda - Brazzaville.

A publicação, total ou parcial, deste documento exige prévia autorização da entidade detentora.