Informação confidencial do Comité Director do MPLA

Cota
0084.000.043
Tipologia
Relatório
Impressão
Policopiado
Suporte
Papel Comum
Autor
Comité Director do MPLA
Data
Idioma
Conservação
Bom

CONFIDENCIAL

INFORMAÇÃO DAS ACTIVIDADES DA SEDE 
AOS RESPONSÁVEIS DO MOVIMENTO
(Poder-se-á desenvolver qualquer dos assuntos, se isso for solicitado).
          1966
          Mês de Julho
          Semana de 11 a 30
          
1.    O Presidente da Somália ADEN ABDULLA OSMAN enviou no dia 11.7.66 um telegrama de agradecimento ao enviado pelo nosso Movimento por ocasião da Festa da Independência do seu país.
2.    O camarada Presidente teve no dia do corrente um encontro com o M. DIALLO SEYDO chefe da delegação guineense que esteve de visita á República do Congo Brazzaville.
A conversação decorreu em torno dos problemas respeitantes a actividade do Comité de Descolonização da ONU e da possível acção do MPLA na próxima Assembleia Geral daquele organismo.
3.    Foram enviados telegramas de felicitações aos Chefes de Estado da R.A.U. e ao Imperador da Etiópia cujas cópias se juntam.
4.    No dia 23 do corrente estiveram presentes alguns membros da Direção do Movimento e vários colaboradores à recepção dada pelo Embaixador da R.A.U. por ocasião da Festa Nacional do seu país.
5.    Realizou-se a partir de 15.7.66 uma reunião Plenária das Comissões Directivas da I e II Regiões. Juntam- se um extracto das decisões tomadas.
Chama- se a atenção de todos os responsáveis do Movimento para a decisão tomada a respeito de fundos do nosso Movimento devendo dedicar-se intensamente à sua angariação.
6.    Por atrasos verificados no trabalho administrativo do Movimento o camarada Spencer perdeu a oportunidade se assistir á comemoração do 26 de Julho em Cuba.
7.    No dia 14 do corrente o Ministro dos Negócios Estrangeiros do Congo Brazzaville recebeu o Presidente do nosso Movimento.
Durante o encontro tratou- se da realização da Reunião de Conselho de Direcção da CONCP, assim como da actividade do MPLA nos países limítrofes.
O Ministro dos Negócios Estrangeiros do Congo Brazzaville enviou um ofício ao nosso Movimento dando o acordo do Governo á realização da reunião do Conselho de Direcção da CONCP nesta cidade.
Para concretizar diversos aspectos da contribuição do Governo de Brazzaville á reunião das organizações nacionalistas dos países ainda dominados por Portugal, sua Excelência o Ministro dos Negócios recebeu os camaradas Agostinho Neto e Mário de Andrade.
8.    No dia 20.7.66 o MPLA publicou uma declaração sobre o 12º aniversário dos Acordos de Genève, numa manifestação de solidariedade do povo angolano para com o povo vietnamita na sua luta contra os agressores americanos.
9.    Em 22 do corrente realizou- se na Embaixada da República Democrática do Vietnam uma sessão de projecção de filmes sobre o Vietnam em comemoração do 12º aniversário dos Acordos de Genève.
Estiveram presentes todos os membros do Comité Director que se encontravam em Brazzaville e grande número de militantes.
Esta foi mais uma manifestação de solidariedade para com o povo vietnamita.
10.    Recomeçaram a 13 do corrente, na Voz da Revolução Congolesa, os programas da Angola Combatente que são emitidos todas ás 4ªs, 6ªs e domingos á hora habitual.
11.    No dia 16 de Julho pelas 17:05 uma patrulha inimiga que se dirigia para KINGUAMBUNGO caiu num campo de minas previamente preparado pelos nossos destacamentos que actuam na região de Cabinda. Foram mortos 6 soldados inimigos e alguns ficaram feridos.
Uma patrulha de socorro apoiada por helicópteros foi repelida pelas forças armadas do MPLA.
12.    Em 25 do corrente foi enviado um telegrama ao Presidente da República de Cuba por ocasião do dia 26 de Julho, cuja cópia se envia.
13.    Nesse dia a Embaixada de Cuba deu uma recepção comemorando o 13º aniversário do ataque a Moncada, onde estiveram presentes vários membros da Direcção do Movimento e alguns camaradas colaboradores, numa manifestação de solidariedade para com o heroico povo cubano.
14.    No dia 29.7.66 realizou- se na sede do Movimento uma reunião de militantes em que o camarada presidente falou sobre alguns problemas actuais do MPLA.
Os principais assuntos versados foram necessidade de combater o tribalismo e o preconceito racial dentro do Movimento; a necessidade de se dar atenção em todos os organismos ao problema da recolha de fundos para o Movimento; a necessidade de orientar mais a nossa actividade para o interior do país e de acabar definitivamente com os casos de parasitismo que se verificam na organização exterior.
No princípio da reunião fez- se um minuto de silêncio em memória do camarada SYAUKE membro do Comité Central da FRELIMO assassinado recentemente na Zâmbia.
15.    Realizou- se no dia 30.7.66 no bureau do MPLA uma palestra promovida pela JMPLA em que o camarada Macedo falou a “Propósito do Trabalho Político”.
Durante a sua intervenção realçou a necessidade de se intensificar o trabalho político no seio do MPLA.
Lembrou ainda que já em tempos a luta de libertação de Angola tinha atingido sob o aspecto militar uma grande intensidade mas devido a ausência do trabalho político sofreu um recuo.
Hoje os militantes do MPLA são chamados a resolver problemas importantes que dizem respeito a sua organização e a luta do povo em geral. Só uma consciência política elevada dos militantes poderá garantir a boa resolução de todos os problemas e dificuldades da nossa luta.
Finalmente ficou decidido que se deve lançar uma grande campanha de politização e mobilização á volta dum estudo aprofundado dos Estatutos e regulamentos do MPLA.


CORRECÇÃO
   
Nas decisões da Reunião Plenária de 15 de Julho, deve- se corrigir, na página 9, no capítulo referente á Comissão Directiva da II Região.
Deve ler- se: Roque Tchiendo – Coordenador na ausência do camarada da Rev. Silva.

Brazzaville, aos 31 de Julho de 1966
                                                                              
DO COMITÉ DIRECTOR                          

«Informação das actividades da sede aos responsáveis do Movimento» (MPLA, Brazzaville).

A publicação, total ou parcial, deste documento exige prévia autorização da entidade detentora.