Informação confidencial do Comité Director do MPLA

Cota
0085.000.006
Tipologia
Relatório
Impressão
Policopiado
Suporte
Papel Comum
Autor
Comité Director do MPLA
Data
Idioma
Conservação
Bom

CONFIDENCIAL 
  

INFORMAÇÃO DAS ACTIVIDADES DA SEDE
AOS RESPONSÁVEIS DO MOVIMENTO
(Poder-se-á desenvolver qualquer dos assuntos, se isso for solicitado).

1966      Nº3
Mês de Agosto                                                                           Semana de 1 à 6

1.    No dia 31 de Julho celebrou-se o Dia da Mulher Africana.
A OMA teve uma reunião dos militantes da secção da Brazzaville.
A camarada Maria Santos explicou o significado desse dia, focando na formação da Conferência das Mulheres Africanas, organização que agrupa as mulheres dos países africanos independentes e dos países sob dominação colonial, de que a OMA é membro.

2.    No dia 2 do corrente foi enviado um telegrama de felicitações ao General SOGLO Presidente da República do Dahomé por ocasião da festa da Independência do seu país. Junta-se cópia.

3.    Em 2.8.66 foi enviado ao camarada Amílcar Cabral Secretário Geral do PAIGC um telegrama de solidariedade pelo 3 de Agosto, data em que os trabalhadores guineenses do porto de Pijiguiti meteram-se em greve protestando contra a opressão e dominação colonial portuguesas. A repressão colonialista causou 50 mortos e muitos feridos.

4.    No dia 3.8.66 o MPLA publicou uma declaração a propósito da semana Mundial de solidariedade para com os povos dos países sob a dominação colonial portuguesa - de 3 a 9 de Agosto.

5.    Nesse dia realizou-se na sede do Movimento uma reunião de militantes sobre a semana de solidariedade para com os povos dos países sob a dominação colonial portuguesa e a comemoração do massacre de Pijiguiti.
O camarada Presidente iniciou a reunião explicando o significado do 3 de Agosto, quer no que respeita a Guiné Bissau, quer como manifestação de solidariedade para com os povos africanos sob a dominação portuguesa.
A seguir o camarada Spencer salientou a luta do povo da Guiné-Bissau em que o PAIGC inflige derrotas cada vez maiores ao inimigo, referindo-se também ao desenvolvimento da luta em Angola e em Moçambique.

6.    Recentemente o Ministro dos Negócios Estrangeiros do Congo Kinshasa visitou Brazzaville, tendo trazido uma mensagem para o Presidente da República.
Por outro lado, o Ministro das Finanças do Congo Brazzaville Babakas visitou Kinshasa.

7.    Os guerrilheiros da III Região continuam muito activos.
No dia 21.7.66 nas margens do rio Zambeze, na região situada entre LUMBALA e KASSUPA os guerrilheiros do MPLA fizeram uma emboscada a uma coluna de soldados colonialistas: o inimigo deixou no terreno 51 soldados mortos.
Os nossos guerrilheiros recuperam armamento e medicamentos e não sofreram nenhuma baixa.
Os imperialistas ango-saxónicos procuram dificultar a actividade do MPLA na Zâmbia, lançando a confusão sobre qual a força que combate no Sul de Angola.
Assim, os jornais ingleses daquele país referem-se frequentemente ao aventureiro Savimbi como sendo o dirigente da luta em Angola.
Uma organização americana de assistência aos refugiados faz propaganda junto destes para aderirem ao mesmo Savimbi. No entanto, a verdade é tão clara que os nossos compatriotas recentemente fugidos aos bombardeamentos portugueses, têm-se recusado até aqui a abandonar a zona fronteiriça para poderem apoiar os guerrilheiros no interior,  enviando-lhes géneros alimentícios. E isto apesar da pressão exercida pela referida organização de ajuda aos refugiados que os quer transportar para um campo situado a longa distância da fronteira angolana onde seria interdito o contacto com o MPLA.
Recebemos da secção do MPLA na Suíça uma carta de felicitações pela abertura da nova frente de combate no Sul do nosso país.
Igualmente os estudantes na URSS enviaram-nos um telegrama de felicitações.

8.    No dia 2.8.66 seguiu novamente para Kinshasa o camarada Luís de Azevedo a fim de continuar as diligências junto das autoridades daquele país irmão a autorização das actividades do MPLA.
Por outro lado, o camarada Dr. Vieira Lopes e a sua família encontram-se em Kinshasa para iniciar as actividades do CVAAR, que já se encontra instalado e para o qual já se obteve licença de importação de medicamentos.

9.    No dia 3.8.66 seguiu para Kinshasa a camarada Maria Carneiro tesoureira da OMA a fim de coordenar as actividades da OMA no Congo-Kinshasa e activar o trabalho de recolha de fundos para a sua organização.

10.    Os camaradas Miguel Vicente, Domingos Hugo, Domingos Lopes e Pascoal Almeida terminaram um estágio na Imprimerie Nationale do Congo onde praticavam a composição e impressão. Estes camaradas encontram-se agora a trabalhar na tipografia do MPLA.

11.    A Agência de Presse Novosti publicou uma declaração sobre o 3 de Agosto.

12.    O camarada Presidente deu uma entrevista ao Jornal Pravda sobre o 3 de Agosto.

13.    Consta que o chamado «Presidente do grae» visitará a RAU e a Zâmbia a convite das autoridades desses países.
É absolutamente natural que o imperialismo face ao desenvolvimento monolítico do MPLA em 3 frentes de combate pretenda fraccionar as forças combatentes aplicando alguns balões de oxigénio sobre o «grae».
Sabe-se que na Zâmbia i imperialismo pretende lançar o oportunista Savimbi fazendo apelo aos sentimentos tribalistas que ainda existem no nosso Povo. Porém, a força do MPLA junto das massas e a posição que conquistou no Comité de Libertação da África têm impedido as manobras imperialistas.
Sendo necessário, no dizer Bomboko Ministro dos Negócios Estrangeiros do Congo Kinshasa, injectar sangue novo no chamado “grae» para que este possa substituir, os imperialistas estão agindo no sentido de associarem Holden a Savimbi.
Sabe-se também que contraditoriamente a RAU tem apoiado Savimbi e tem estado interessada numa associação deste com o MPLA ou com o “grae».
Portanto o significado de tais convites será o de uma tentativa para ressuscitar uma força angolana capaz de se opor ao MPLA, organização progressista que amedronta o imperialismo.

14.    Por falta de autorização em Dar-es-Salaam continuam em Brazzaville os 48 camaradas da Região Sul do nosso país que se têm recusado a combater no norte do país. Eivados de sentimentos tribalistas, sentindo-se frustrados por não terem regressado imediatamente às suas regiões, tocados pela propaganda savimbista, estes camaradas praticam actos de indisciplina constantemente e consideram-se um grupo à parte no Movimento.
Este problema tem preocupado imenso a Direcção do MPLA que faz diligências instantes no sentido de resolver o problema do seu transporte para as suas regiões de origem.

15.    Recebemos uma carta do Comité de Libertação de África que diz o seguinte:
“Au cours de sa 9eme session Ordinaire tenue à Dar-es-Salaam du 29 juin au 1er juillet 1966, le Comité de Coordination pour la Libération de l´Afrique a pris les décisions suivants concernant les Mouvements de Libération.
(a)    «Les mouvement de Libération doivent toujours présenter à la Commission Permanent des Finances des relevés de Compte accompagnés de pièces justificatives, toute fois que cela serait possible et ce, concernant les donations antérieures pour l´administration, avant de recevoir de nouvelles allocations de Fonds. Le Secrétaire Adjoint, responsable des Finances, devrait également aider les mouvements de libération a gérer leurs Fonds et devra en outre les vérifier.

(b)    Les Mouvements Nationalistes sont requis de présenter au Comité un rapport trimestriel sur leurs activités, lequel sera établi et distribué à titre confidentiel, aux gouvernements des Etats Membres.

Le Secrétariat Exécutif procèdera bientôt a la publication d´un journal confidentiel qui sera circulé a tous les états membres de l´organisation de l´Unité Africaine. Pour nous permettre d´exécuter le paragraphe 1 (b) de la dite décision, nous vous serons reconnaissant si vous voudrez bien soumettre à notre secrétariat, sous pli confidentiel, um rapport trimestriel sur les activités de votre Mouvement, le quel sera inclues a ce journal. Du moment que ce journal tend à informer les Chefs d´Etat et de Gouvernement de l´OUA, des faits, aussi exactement que possible, le Secrétariat serait reconnaissant si votre rapport revet cette forme tout en évitant l´inexactitude et la propagande”.

16.    No passado dia 6 o Primeiro Ministro do Congo Brazzaville recebeu na sua residência os camaradas Agostinho Neto Presidente do MPLA e Mário Pinto de Andrade membro do Secretariado Permanente da CONCP, tendo discutido problemas respeitantes à realização da reunião do Conselho de Direcção da CONCP e a actividade geral do Movimento.
Esteve presente o membro do Bureau Político Dr. Miakanda.

17.    Foi recebido recentemente o seguinte material:
Pela OMA:
                   293 latas de leite
                     57 metros de fazenda azul escuro
                     42 pares de meias
                  108 metros de chita
                      2 peças de morim branco
                      5 pacotes de linhas,
               8238 cadernos escolares 
                      2 bicicletas
                    56 blocos de nota
                    70 cadernos de desenho
                    75 caixas de lápis
               1054 lápis
                 905 canetas
                 163 réguas 
                 130 borrachas 
                   33 tinteiros sem tinta
                   14 caixas de aparos

Oferta do Comité de Solidariedade das Mulheres Soviéticas (URSS) á OMA.
Pela JMPLA:
                    4 motocicletas
               200 camas de campanha
Oferta do Konsomol (URSS) á JMPLA.
               200 camas de campanha
               160 caixas com 16 toneladas de equipamento para os guerrilheiros.
Oferta do Comité de Solidariedade Afro-Asiático da URSS.
               200 estojos de talheres para maquisards.
Ofertas dos Estudantes Angolanos na URSS.
Pela III Região:
               Medicamentos e material cirúrgico.
               272 calças
               202 calções
               310 camisas
               150 pares de sapatos
               100 pares de botas
               150 cobertores
                    1 projector de 16mm
               141 sabonetes
               182 sabonetes pequenos
               140 pastas de dentes
               140 escovas de dentes
               135 copos
               215 barras de sabão
                  62 caixas de pó de talco
                159 metros de papel higiénico
                  50 latas de graxa
                157 toalhetes
                397 lápis
                148 borrachas
             1647 cadernos 
                  28 cadernos pequenos
                    6 cadernos de música
Oferta do Comité de Solidariedade Afro-Asiático da Hungria
                  10 bicicletas
                    5 motocicletas
                600 colchões
              3450 sabonetes
              2002 kgs de sal
                730 pratos rasos
               1279 pratos de sopa
               2000 copos
               2000 facas
               1740 garfos
               1920 colheres de sopa
               2000 colheres de café
                   80 fogões
                     1 duplicador
                     4 projectores
                     2 dispositivos
                   26 máquinas fotográficas
                     4 máquinas de filmar
                     4 máquinas de costura
                     4 máquinas de escrever
                276 sapatos
Oferta do Comité de solidariedade Afro-Asiático da Alemanha Democrática.
                     1 binóculo
                   11 relógios
                   40 transistors
                   10 máquinas fotográficas
                     1 máquina de escrever
                     1 mala de roupa
55 a 40 yards peças de tecido de algodão estampado
                   35 metros de tecido liso
                     1 máquina de filmar
                     2 máquina de fotografar
                     1 máquina de projectar
Oferta do Comité Afro-Asiático da URSS.
1 binóculo
Oferta do camarada Paulo Jorge representante no Cairo.
10 pastas de oficiais
                     5 binóculos
                   18 bobines de fio de nylon grosso
                     5 bússolas
                     1 máquina de projectar
                     3 estojos de talheres
                     4 soldadores eléctricos
                  20 transferidores
                    3 camisas
                    7 bússolas de pulso
                    1 canivete
                    6 correias; 10 apitos
Oferta dos militantes do MPLA vindos da URSS.
                    1 motocicleta
                    1 bicicleta
Oferta do Comité de Libertação de África.

Brazzaville, aos 8 de Agosto de 1966.-  Do COMITÉ DIRECTOR

*[Carimbado: Comité Director - M.P.L.A.]

«Informação das actividades da sede aos responsáveis do Movimento, nº 3» (Brazzaville).

A publicação, total ou parcial, deste documento exige prévia autorização da entidade detentora.