Documento do PAIGC sobre as escolas provisórias

Cota
0088.000.050
Tipologia
Material didáctico
Impressão
Policopiado
Suporte
Papel Comum
Autor
PAIGC - Partido Africano da Independência da Guiné e Cabo Verde
Data
1966
Idioma
Conservação
Razoável
Imagens
8

P.A.I.G.C.

Programa provisório para as Escolas do Partido.
(Ano Lectivo de 1965/1966).
- Departamento de Secretariado, Informação, Cultura e Formação de Quadros -


PRIMEIRAS LETRAS

1- Conhecimento do alfabeto. Leitura soletrada.
2- Conhecimento dos algarismos. Contar até mil.

PRIMEIRA CLASSE

1- Leitura sem soletrar
2- Cópias
3- Tabuada de adição e subtracção
4- Adições e subtracções e prova dos nove destas operações.

SEGUNDA CLASSE

1- Ler livremente
2- Cópias
3- Priva real da adição
4- Prova real da subtracção por meio da adição
5- Tabuada da multiplicação e divisão. Pequenas multiplicações e divisões com a prova dos nove.
6- Numeração romana até cinquenta.

TERCEIRA CLASSE

Revisão da matéria dada.

Português:
1- Leitura livre e correcta. Interpretação e comentário breve dos trechos lidos
2- Ditado
3- Redacções sobre temas da vida
4- Definição de gramática. As partes da Gramática. Estudo da Fonética.

Aritmética
1-Leitura de números inteiros
2-Números decimais. Leitura de números decimais, de duas maneiras. Operações com números decimais.
3-Medidas de comprimento: O metro, múltiplos e submúltiplos.
4-Medidas de superfície: O metro quadrado, múltiplos e submúltiplos.
5-Medidas agrárias: are, hectare, miriare e centiare. Sua equivalência com as medidas de superfície.
6-Medidas de volume: O metro cúbico, múltiplos e submúltiplos.
7-Medidas de capacidade: o litro, múltiplos e submúltiplos. Equivalência com as medidas de Volume.
8-Medidas de peso: grama, múltiplos e submúltiplos.
9-Problemas simples aplicando as quatro operações e as medidas

Geometria
1- Noção de ponto. Noção de linha. Noção de linha recta.
Linha curva e linha quebrada. Noção de ângulo. Divisão dos ângulos. Triângulos. Divisão dos triângulos. Quadriláteros. Polígonos. Circunferência.

Ciências naturais
1- Os Reinos da Natureza. Seres vivos ou animados e seres brutos ou inanimados. Divisão dos seres vivos em animais e plantas. Definição de Zoologia, Botânica e Mineralogia.
2- Divisão dos animais em vertebrados e invertebrados. Divisão dos vertebrados em Mamíferos, Aves, Répteis, batráquios e peixes. Características destes grupos e exemplos.

Geografia
1- A Terra e o Espaço. Divisão dos astros em estrelas, planetas e cometas. Nação de Satélite. O Sol, a lua.
2- A esfericidade da terra. Provas de esfericidade da terra. Divisão da terra em parte sólida e parte líquida. Os continentes e os oceanos.
3- Noções de oceano, mar, lago, rio, continente, ilha, arquipélago, montanha, monte e serra.

QUARTA CLASSE

Português
1- Leitura livre e correcta. Interpretação e comentário dos trechos lidos.
2- Ditado.
3- Redacção sobre temas da vida e da luta.
4- 4- Revisão da matéria de Gramática dada na 3ª classe. Estudo da Morfologia e da Sintaxe.

Aritmética
1- Noção de fracção. Numerador e denominador. Fracções próprias e impróprias. Número misto fraccionário. Transformação de número misto fraccionário em fracção impropria e vice-versa. Adição e subtracção de fracções com o mesmo denominador. Multiplicações de fracções. Divisão de fracções. Adição e subtracção de fracções com denominadores diferentes. Transformação de uma fracção em número decimal. Fracções decimais. Simplificação de fracções.
2- Multiplicação de um número decimal por 10, 100, 1000, etc. Divisão por 10, 100, 1000, etc. Multiplicação por 0,1 - 0,01 - 0,001. Divisão por 0,1 - 0,01 - 0,001.
3- Números complexos. Adição, subtracção, multiplicação e divisão de números complexos.
4- Divisibilidade. Regras da divisibilidade; por 2, 3, 5 e 10.
5- Problemas que utilizam as noções dadas.

Geometria
1- Sólidos: cubo, paralelepípedo, prisma, pirâmide, cilindro, cone e esfera.
2- Área das figuras planas: paralelogramo, losango, trapézio, polígonos regulares, circulo, coroa circular.
3- Volume do cubo, do paralelepípedo e do prisma.
4- Perímetro das figuras planas: do triângulo, quadrilátero, polígono, circunferência e semi-circunferência.
5- Segmento circular, Sector circular, Zona circular, Circunferências concêntricas e excêntricas.

Ciências naturais
1- Revisão.
2- Divisão dos invertebrados em insectos, aracnídeos, vermes ou anelídeos, moluscos e crustáceos. Características destes grupos e exemplos.
3- O corpo humano. Partes do corpo humano.
4- Esqueleto humano. Caveira. Crânio e ossos da fase. Divisão dos membros superiores em espádua ou ombro, braço, antebraço e mão. Os ossos dos membros superiores. Divisão dos membros inferiores em anca ou quadril, coxa, perna e pé. Os ossos dos membros inferiores. A coluna vertebral. As vértebras cervicais, dorsais, lombares, sagradas e coccigeas. As costelas (verdadeiras, falsas e flutuantes). O externo.
5- Aparelho digestivo. Tubo digestivo e órgãos anexos. Partes do tubo digestivo. As glândulas. A transformação dos alimentos ao longo do tubo digestivo.
6- O aparelho respiratório. Partes constitutivas. Função do aparelho respiratório.
7- O aparelho circulatório. Partes constitutivas. Divisão do coração. Vasos sanguíneos. O sangue. A grande circulação e a pequena circulação. Função do aparelho circulatório.
8- O aparelho urinário. Partes constituintes. A urina. Função do aparelho urinário.
9- O Sistema nervoso. Centros nervosos e nervos. Divisão dos centros nervosos. Partes constituintes.
10- Botânica - partes da planta. Distinção entre plantas fanerogâmicas e criptogâmicas. Observação de exemplares de plantas.

Geografia
1- Revisão.
2- Geografia da Guiné: Superfície. População. Situação geográfica. Clima, Flora e Fauna. Parte continental e parte insular. Rios: Geba, Cacheu, Corubal e Cacine. Relevo. Produção agrícola e florestal. Exportações e Importações. Capital e outros centros urbanos. Centros comerciais. Principais portos.
3- Geografia de Cabo-Verde: Superfície. População. Situação geográfica. Clima, Flora e Fauna. Divisão das Ilhas em grupo Barlavento e Sotavento. Constituição de cada um dos grupos. Produção agrícola. Exportação e Importação. Capital e centros urbanos. Centros comerciais. Principais portos.


PARTE POLÍTICA


SEGUNDA CLASSE
1- Deveres das crianças para com os pais. O amor filial. Deveres das crianças para com a Pátria. O amor ao Povo. O patriotismo.
2- Deveres das crianças para com os seus professores. Amizade e camaradagem entre as crianças da mesma escola, da mesma tabanca, da mesma terra; as crianças das nossas terras devem ser amigas de todas as crianças do Mundo.
3- A necessidade que o nosso povo tem da contribuição que os nossos jovens podem dar à luta de libertação e à construção do progresso das nossas terras. Necessidade de os jovens se prepararem para poderem amanhã contribuir melhor para a realização da felicidade do nosso Povo. O amor ao estudo. O amor ao trabalho e aos trabalhadores. A Juventude como garantia do futuro do nosso Povo.
4- A exploração do nosso Povo pelos colonialistas portugueses. A opressão. Como se fazem a exploração e a opressão. A exploração e a opressão do nosso Povo não são do interesse do povo português. Distinção entre povo português e colonialismo português.
5- A condenação do colonialismo e dos crimes dos colonialistas portugueses por todos os povos do Mundo. O nosso Povo e os seus amigos. A ajuda dos outros povos à justa causa por que luta o nosso Povo. O direito do nosso Povo à Liberdade e ao Progresso. O que é o Progresso.
6- Necessidade de luta para a libertação das nossas terras, condições da construção do Progresso. Lugar dos jovens nessa luta.
7- Necessidade de preparação do povo para a luta. Necessidade da mobilização. O que é a mobilização. Necessidade de organização e de direcção.
8- O P.A.I.G.C., partido do Povo da Guiné e de Cabo Verde. No partido estão os melhores filhos do nosso Povo. Porque é que o Partido é a ESPERANÇA do Povo. O dever de defender o Partido. Os inimigos do Partido são Inimigos do Povo. O dever de respeitar o Hino, a Bandeira, o Emblema e os dirigentes do Partido.
9- O aluno e os combatentes da nossa luta de libertação nacional. A estima e o respeito que merecem os combatentes do Partido. As vítimas da nossa luta. As viúvas e os órfãos. Os mutilados. Mostrar a importância de toda a ajuda que um aluno pode dar a uma vítima da luta. Glória e imortalidade dos nossos heróis.
10- ORGANIZAÇÃO DO PARTIDO:
a) - O Grupo, organização de base do partido. Onde se formam grupos. O número mínimo de militantes para que se possa constituir um grupo. O que é a Assembleia de Grupo. Quantas vezes se reúne por semana. O que se faz nas reuniões. O Secretariado do Grupo - quem o cria e para quê.
b) - Existência de milhares de grupos, com milhares de militantes, cobrindo as nossas terras. O amor ao Povo ao Partido é a sua força principal. A direcção do Partido; o Comité Central. Quem escolhe o Comité Central. O Congresso como reunião dos representantes legítimos do povo. Os membros do Comité Central como os filhos mais dedicados so povo e os melhores amigos da Juventude e das crianças. Quem é o Presidente do Comité Central do Partido. Quem é o Secretário Geral do partido.


TERCEIRA CLASSE

1- Revisão.
2- ORGANIZAÇÃO DOS PIONEIROS
a) - Necessidade de organização de todo o povo. A organização das crianças: Pioneiros do Partido. Deveres dos pioneiros para com a família, a Pátria, o Partido. A camaradagem no seio da organização dos pioneiros. Necessidade de as crianças da mesma escola ou da mesma tabanca se constituírem em grupo de pioneiros.
b) - Idade máxima para um pioneiro
3- ORGANIZAÇÃO DO PARTIDO
a) - Quem pode entrar para o Partido. O juramento. Explicar o seu significado. Porque é que nesta fase de dispensa o pagamento das cotizações. As outras formas por que o povo tem contribuído.
b) - A Secção - reunião de 5 grupos, sob a mesma direcção.
c) - Divisão da Guiné em 6 regiões e de Cabo Verde em 2 regiões. Divisão das regiões em zonas. Existência de uma direcção ao nível da Zona, ao nível da Região e ao nível nacional.
d) - O Congresso como órgão máximo do Partido. Porquê. Quando se reúne o Congresso.
4- PROGRAMA DO PARTIDO
a) - A Felicidade do Povo como objectivo do Partido. A Liberdade como primeira condição da felicidade do Povo. A INDEPENDÊNCIA.
b) - A necessidade de defender permanentemente a Independência depois de conquistada. A proibição das bases militares.
c) - Necessidade de impedir que o poder seja tomado por indivíduos que vão exercê-lo no seu interesse, explorando o povo. Inimigos internos. A justiça e o Progresso para todos. Os inimigos internos na fase da luta. Os traidores e os oportunistas. O dever de vigilância dos militantes contra os inimigos internos. O direito do povo de castigar os inimigos internos.
d) - A UNIDADE do Povo como condição da Independência, da defesa da Independência conquistada e da construção do Progresso. A importância da defesa da Unidade do Povo. Condenação do racismo e do tribalismo. Unidade do Povo na Guiné, Unidade do povo em Cabo Verde e unidade do povo da Guiné e Cabo verde.
e) - A Administração colonialista é contra os interesses do Povo. Necessidade de liquidar a organização política e administrativa dos colonialistas. Necessidade de uma nova organização ao serviço do Povo.
f) - A Liberdade e Justiça para todos. Necessidade de o Povo ser efectivamente quem dirige, através dos melhores filhos do Povo (dos mais honestos, dos mais amigos do Povo e dos mais capazes). Necessidade de a lei ser igual para todos. A emancipação da mulher, exigência da Justiça e do Progresso.
g) - Respeito do direito à vida, à integridade física e à liberdade das pessoas ( Direitos do Homem). Liberdade de domicílio, de religião e de trabalho. Necessidade da liberdade no casamento.
h) - Como devem ser tratados os estrangeiros que respeitam o Povo e as leis.
i) - A instrução do Povo como condição do Progresso. A necessidade de alfabetização das massas. A necessidade de escolarização de todas as crianças em idade escolar. A necessidade de formação de quadros. Ensino primário obrigatório e gratuito. Necessidade de criação de escolas primárias, liceus, escolas técnicas e universidades. Necessidade de desenvolvimento da educação física e dos desportos. O que o Partido já está a fazer no domínio do ensino: alfabetização, criação de escolas e bolsas de estudo para futuros quadros.


QUARTA CLASSE

1- Revisão.
2- ORGANIZAÇÃO DO PARTIDO
a) - Quais os órgãos da secção, da Zona, da região. Quais os órgãos nacionais. A Conferência como órgão máximo em cada escalão. Distinção entre as funções das Conferências, dos Comités e dos Secretariados. As funções das Comissões de Finanças. As funções das Comissões de Controle-
b) - Explicação da competência do Congresso: definição de linha política, aprovação do Programa e eleição do Comité Central. Quem escolhe os delegados ao Congresso. Referência à reunião do 1º Congresso.
c) - Divisão do Comité Central em departamentos. O Secretariado Geral como principal departamento do Comité Central, dirigindo os outros departamentos.
d) - Adopção na organização do Partido do principio da direcção colectiva. As vantagens da direcção colectiva.
e) - Qual deve ser o comportamento do militante para com os seus camaradas. O que são a critica e a auto-critica. Distinção entre crítica positiva e a critica negativa. Distinção entre a competição fraternal e a concorrência.
f) - O que é um responsável do Partido. Qualidade que se exigem a um responsável.

3- PROGRAMA DO PARTIDO
a) - Necessidade de todo o Povo trabalhar com entusiasmo para a construção do Progresso das nossas terras. Condenação dos vadios. Os parasitas como inimigos do Progresso e do Povo. O respeito que merece o homem trabalhador. O amor ao Trabalho. Heróis do Trabalho.
b) - Necessidade de destruir todos os vestígios da exploração colonialista e imperialista, para que o fruto do trabalho do Povo seja para o Povo. Ideia de independência económica e de neo-colonialismo.
c) - Ideia de planificação. Vantagens da planificação.
d) - Bens que devem ser propriedade do estado e Porquê? As vantagens da cooperação e a propriedade cooperativa. Necessidade de acabar com a propriedade privada que não sirva o interesse do desenvolvimento económico das nossas terras. A propriedade pessoal.
e) - Necessidade de desenvolvimento da agricultura: A modernização da agricultura. Os inconvenientes da monocultura da mancarra na Guiné e da monocultura do milho em Cabo verde. A necessidade de reforma agrária em Cabo Verde.
f) - Necessidade de desenvolvimento da indústria e do artesanato.
g) - O que o Partido tem feito no domínio da produção agrícola, do comércio e do artesanato.
h) - Organização da assistência social para os que involuntariamente precisarem de ajuda em caso de desemprego, invalides ou doença.
i) - Necessidade de uma Defesa Nacional eficaz. Organização da Defesa Nacional a partir das forças armadas combatentes da luta de libertação nacional. Necessidade de apoiar a defesa Nacional no Povo. Necessidade de disciplina nas forças armadas. A fidelidade e a submissão das forças armadas à direcção política.
j) - Unidade Africana. Razão. Condições.
k) - Necessidade de colaboração fraternal com os outros povos. Explicação dos princípios em que deve basear-se essa colaboração: respeito da soberania nacional, respeito da integridade territorial, não-agressão, não-intervenção nos assuntos internos, igualdades e reciprocidade de vantagens, coexistência pacífica.
l) - Referência à U.N.T.G. e à UDEMU. A U.N.T.G. e a UDEMU contribuem para a realização dos objectivos do Partido. As relações entre o Partido e essas organizações. A direcção política pelo Partido.


QUINTA CLASSE

1- Revisão.
2- Os outros povos em luta contra o colonialismo português. As organizações que dirigem esses povos. A C.O.N.C.P.. O que é, quem nela participa, quais os seus objectivos.
3- A nossa luta como parte da luta da África pela sua libertação. Outros povos em luta contra o colonialismo. O “apartheid”. Os povos em luta contra o “apartheid”. Os países independentes da África. A existência de países submetidos à exploração neo-colonialista e a necessidade da luta contra o neo-colonialismo. A O.U.A. como união dos estados independentes da África: os seus objectivos.
4- O nosso Partido no Mundo. Os povos e governos que ajudam a nossa luta. A ajuda da África. Os países vizinhos. Os países socialistas ajudam os povos que lutam pela libertação nacional. A ajuda dos países socialistas ao nosso Partido. Organizações anti-colonialistas do Mundo. Sua existência em países cujos governos ajudam os colonialistas portugueses.
5- Os governos aliados de Portugal. Portugal não pode fazer a guerra mundial sem a sua ajuda. A O.T.A.N..

«Programa provisório para as escolas do Partido (Ano lectivo 1965/1966)», documento do PAIGC. Publicação do Departamento de Secretariado, Informação, Cultura e Formação de Quadros do PAIGC.

A publicação, total ou parcial, deste documento exige prévia autorização da entidade detentora.