Comunicado de Guerra do Comité Director do MPLA

Cota
0089.000.003
Tipologia
Documento militar
Impressão
Policopiado
Suporte
Papel Comum
Autor
Comité Director do MPLA
Data
Conservação
Bom
Imagens
2
COMUNICADO DE GUERRA

A actividade político-militar do MPLA vem aumentando de intensidade no interior de Angola.

FRENTE LESTE

A actividade dos nossos destacamentos vem provocando pesadas baixas ao exército português e a desorganização do sistema administrativo colonial.

No dia 8 de Dezembro do ano findo, os guerrilheiros do MPLA teceram uma emboscada a uma companhia do exército colonial em Chilembo, Moxico, na estrada que liga Vila Luso à Lumbala, provocando a morte a 83 soldados inimigos.

Dez dias depois, os nossos guerrilheiros teceram nova emboscada ao exército colonial, desta vez perto do rio Luce, na região de Ninda, tendo as tropas inimigas deixado no terreno 25 mortos.

Paralelamente a estas actividades militares há a notar a paralisação do trabalho em muitas empresas dos colonialistas portugueses e a recusa dos trabalhadores angolanos a pagarem impostos exigidos pela administração colonial. Estes factos vieram aumentar as dificuldades dos colonialistas naquela região.

FRENTE DE CABINDA

No dia 31 de Dezembro, pelas 15 horas, dois camiões inimigos que levavam soldados para reforçar o efectivo de Sanga-Mongo, caíram em emboscada estendidas pelos nossos guerrilheiros. Uma das viaturas caiu sobre uma mina ficando totalmente destruída. Pouco mais tarde, a outra viatura era destruída a tiros de bazooka. Os dois carros transportavam 66 soldados. Houve 55 baixas e os restantes ficaram feridos. De nosso lado não houve perdas.

Assim no total das três acções desenroladas nas duas regiões acima mencionadas, os guerrilheiros do MPLA provocaram ao inimigo 163 baixas assim como numerosos feridos. Do nosso lado não houve baixas.

Doc. 001.5.1.67
O COMITÉ DIRECTOR DO MPLA
Comunicado de Guerra do Comité Director do MPLA (Doc. 001 - Frente do Leste e de Cabinda)
A publicação, total ou parcial, deste documento exige prévia autorização da entidade detentora.