Circular do Comité Director do MPLA

Cota
0089.000.014
Tipologia
Circular
Impressão
Policopiado
Suporte
Papel Comum
Autor
Comité Director do MPLA
Data
Idioma
Conservação
Razoável
COMEMORAR CONDIGNAMENTE NO 4 DE FEVEREIRO
VI ANIVERSÁRIO DO INÍCIO DA LUTA ARMADA E O X ANIVERSÁRIO DA FUNDAÇÃO DO M.P.L.A.

CAMARADAS:

No próximo dia 4 de Fevereiro comemora-se mais um aniversário dos acontecimentos que, em Luanda, marcaram o início da luta armada em Angola.
Este ano, o Comité Director do MPLA resolveu associar a este facto de importância histórica e fundamental na vida do nosso Povo, um outro de não menos projecção. O DÉCIMO ANIVERSÁRIO DA FUNDAÇÃO DO MPLA.

A associação destas duas datas exige que se dê um carácter grandioso as comemorações de 4 de Fevereiro.
Por isso, se chama a atenção a todos os Organismos do MPLA no interior e no exterior, os Comités de Acção, os Destacamentos de Guerrilheiros, as Representações no exterior, a O.M.A., a J.M.L.P.A. e a todos os outros organismos representativos do nosso Povo, que por actos concretos se manifestem, pondo em evidência a nossa Luta e o desejo inquebrantável do nosso Povo alcançar a Independência.

Este ano as nossas perspectivas de acção são mais largas. O facto de estarmos presentes em três vastas frentes de combate, confere-nos uma maior responsabilidade e traz-nos a esperança de podermos durante este ano GENERALIZAR a acção armada no nosso território Nacional.
No entanto, a acção dos imperialistas procura sufocar a nossa acção, e assim verificamos mais uma manobra no plano internacional para diminuir a importância do nosso Movimento, manobra que assume diferentes aspectos.
Vários dos nossos companheiros da luta, jazem nas prisões de Kinkuzu. Entre eles, o membro do Comité Director, Comandante JOÃO GONÇALVES BENEDITO.
Generalizar a luta e parar todas as maquinações do imperialismo, são as tarefas capitais a que se impõem a Direcção e todos os militantes do nosso Movimento.

As comemorações do 4 de Fevereiro, salientando o VI aniversário do início da Luta armada e o X aniversário da Fundação do MPLA, devem assumir a forma adequada aos locais onde elas se realizarem, tendo em vista a mobilização das massas populares angolanas e da opinião pública internacional, para um maior apoio a nossa Luta.
a) - As Representações no exterior, devem:
Tentar a realização de meetings, a publicação de artigos nos órgãos da imprensa, sobretudo a difusão da declaração do Comité Director do MPLA, exploração de fotografias, etc.
Para estas manifestações deve-se procurar interessar os meios governamentais e obter a sua colaboração. Mobilizar as organizações amigas para se associarem a estas manifestações.
Procurando difundir as palavras de Ordem do nosso Movimento:
1- GENERALIZAÇÃO DA LUTA EM 1967.
2- LIBERDADE DE ACÇÃO AO MPLA, NOS PAISES LIMITROFES.
3- TODA A AJUDA DA OUA DEVE SER CONCEDIDA AO MPLA.
4- REVISÃO DO RECONHECIMENTO DO CHAMADO «grae».
5- LIBERTAÇÃO DOS PRESOS NA BASE DO KINKUZU.

(Pedir para que se enviem cartas e abaixo assinados ao General Joseph Desiré MOBUTU, Presidente da República do Democrática do Congo - Kinshasa, exigindo a libertação dos camaradas Benedito e seus companheiros. Estas cartas podem ser enviadas por personalidades e por organizações).

b) - Os organismos do MPLA nos Países limítrofes, no interior do País e lá onde o número de militantes e suficiente, devem organizar-se para a realização de:
REUNIÕES
MEETINGS
APRESENTAÇÃO DE CLASSES DE GINÁSTICA
EXIBIÇÃO DE GRUPOS TEATRAIS OU MUSICAIS
E ETC.

Devem-se mobilizar os militantes para enviar ao Presidente da República Democrática do Congo, General Joseph Desiré MOBUTU, cartas e abaixo assinados pedindo a libertação dos camaradas presos, (destacando o nome do camarada João Gonçalves Benedito), de liberdade de Acção ao MPLA.
Todos os Comités de Acção devem preparar cuidadosamente estas comemorações e realizá-las com entusiasmo, afirmando assim a força do MPLA.

c) - Em toda a parte actos concretos contra o colonialismo português.

EXIGIMOS:
- LIBERDADE DE ACÇÃO PARA O MPLA NOS PAÍSES LIMITROFES
- LIBERTAÇÃO DOS CAMARADAS PRESOS EM KINKUZU!
- REVISÃO DO RECONHECIMENTO DO CHAMADO «grae»
- TRABALHEMOS PARA QUE:
1967, SEJA O ANO DA GENERALIZAÇÃO DA LUTA!

Recebam, camaradas, as nossas saudações Revolucionárias.

VITÓRIA OU MORTE,
A VITÓRIA É CERTA!

PELO COMITÉ DIRECTOR DO MPLA,

Circular Nº1/67
Brazzaville, 16 de Janeiro de 1967.

Circular do Comité Director do MPLA, nº 1/67, sobre as comemorações do 4 de Fevereiro (Brazzaville).

A publicação, total ou parcial, deste documento exige prévia autorização da entidade detentora.