Carta do CEA ao CD do MPLA

Cota
0091.000.018
Tipologia
Correspondência
Impressão
Dactilografado (2ª via)
Suporte
Papel Comum
Remetente
CEA - Centro de Estudos Angolanos
Destinatário
Comité Director do MPLA
Locais
Data
Idioma
Conservação
Razoável
Imagens
2
«Papel timbrado: CENTRO DE ESTUDOS ANGOLANOS - ALGER»

Alger, 17 de Março de 1967
D / 14 / 67

C. D. do M.P.L.A.
B. P. 2353
BRAZZAVILLE - Rép. du Congo

Caros Camaradas

Sucedeu que, ontem, na precipitação de aprontar o material para o camarada Ciel levar, nos esquecemos de incluir os anexos que já tinham sido impressos há tempos.

No momento em que nos preparávamos para enviar para o correio os anexos 1 e 2 das fichas, e que fazem parte da colecção de fichas, recebemos a vossa carta pedindo o envio de mais 10 exemplares, do relatório respeitante à Associação das Empresas do Ultramar e que vos tinha sido enviado em 1 de Fevereiro. Ora, como seguem agora os anexos, os pedidos ficam satisfeitos em parte. Seguem oito exemplares de cada anexo (mais um que o nº de colecções de fichas). Não temos mais exemplares disponíveis, dado que, há que enviar também para Dar-es-Salaam.

A vossa carta fala-nos dum facto grave que acabamos de ter conhecimento: os ataques traiçoeiros e assassinatos em membros do M.P.L.A. feito pelo grupo holdenista. Não há dúvida que o desespero desse grupo mostra bem o avanço da luta dirigida pela vanguarda angolana o M.P.L.A.

Pela nossa parte vamos dar o máximo de esforço na colaboração na campanha de libertação dos patriotas do Movimento que estão nas mãos holdenistas. Falaremos a camaradas africanos e de outros países, assim como a organizações culturais para que colaborem na campanha e activem, em toda a parte. Na realidade, uma campanha vinda de todos os cantos do Mundo e das organizações e personalidades mais diversas poderá influenciar decisivamente o governo congolês a arrancar das mãos holdenistas os patriotas presos.

Além de fazermos agitação em torno do problema, conversando com os camaradas de diferentes países, podemos escrever a uma ou outra organização cultural. Imprimir folhetos, tarjetas e desenhos clamando contra as acções holdenistas e solicitando a solidariedade internacional.

No entanto, gostaríamos de receber a vossa opinião para podermos agir da maneira mais concreta e útil.

Logo que tenhamos meios financeiros, faremos o envio das publicações para as representações do Movimento no Exterior como nos é feito na vossa carta. Quanto ao envio para os membros do Comité Director, não sabemos quantos exemplares enviar, mas em princípio enviaremos 10.
Continuamos a acompanhar-vos nas vitórias e nos desgostos que a reacção imperialista provoca através dos seus agentes.
Fazemos votos, de novos e crescentes sucessos.
Recebam, caros camaradas as nossas fraternais

SAUDAÇÕES REVOLUCIONÁRIAS
P’la Direcção
*[Rubricado]

Carta do Centro de Estudos Angolanos em Argel (D/14/67, Brazzaville) ao Comité Director do MPLA, complementando a carta de D/13/67, de 15 de Março.

A publicação, total ou parcial, deste documento exige prévia autorização da entidade detentora.