Relatório sobre a viagem dos pioneiros a Moscovo

Cota
0096.000.007
Tipologia
Relatório
Impressão
Dactilografado (2ª via)
Suporte
Papel Comum
Autor
MPLA - Movimento Popular de Libertação de Angola
Data
Ago 1967
Idioma
Conservação
Razoável
Imagens
3
RELATÓRIO
VIAGEM DOS PIONEIROS A MOSCOU
*[Manuscrito: Artek]

11.07.67 – Teve lugar a nossa partida de Brazzaville a Moscou, via Paris. Chegámos a Paris as 21 horas e 20 minutos, e lá serviu o nosso dormitório; e no desembarque das bagagens em Paris, demos falta de uma mala onde tinha roupa das duas meninas – Ângela Baião e Eunice Alfeu. Aí fizemos demarchas e assinámos um documento e demos a Direcção, para que quando aparecer enviar a Direcção do Movimento. E se não aparecer a companhia assumirá a responsabilidade em pagar.

12.7.67 – Partimos de Paris às 8 horas e 30 minutos, destino a Moscou, onde chegámos as 15 horas e 4 minutos. Nossa chegada a Moscou não encontrámos ninguém, mas depois de 40 minutos apareceu a responsável Soviética a qual nos conduziu no Hotel do Aeroporto onde tivemos o lanche. Depois do lanche fomos ao Hotel Jeunesse.

13.7.67 – Visitámos a cidade de Moscou e companhia das outras delegações como da Guiné dita Portuguesa, Senegal e responsável Soviética. No mesmo dia pelas 21 horas partimos para o Campo Artek onde chegámos no dia seguinte as 22 horas. Na mesma noite fomos a inspensão médica.

15.7.67 – Içámos a bandeira do M.P.L.A.; na formatura deram-nos as boas vindas dando a nossa presença, apenas lamentaram pelo nosso atraso. No mesmo dia ainda sofremos uma inspensão médica onde fizemos todas as analizes; uns estavam bons e outros não. Neste mesmo dia, a Eunice ficou baixa e com Tuberculose até no dia da nossa vinda.

16.7.67 – Tivemos uma reunião de distribuição de trabalhos de semana, e este dia foi o dia Nacional dos Mauritanos e Americanos. A delegação de Angola felicitou em breves palavras de solidariedade, palavras que foram exprimidas pela pioneira Catarina Baião e oferecemos a essas delegações emblemas do M.P.L.A., bandeirinhas de V.M. boletins de V.M. e brochura MPLA dez anos de luta.

17.7.67 – Ficou hospitalizada a Prudência durante sete dias com dores de bexiga.

18.7.67 – Ficou hospitalizada também a Joana André durante seis dias com umas dores que só eram conhecidas pelas médicas. Informaram-me que era doença das mulheres. No mesmo dia começou a Conferência da Imprensa onde apareceu o vice-Ministro Soviético e o Organizador dos Pioneiros, a qual presidiu a Conferência. O Vice-Ministro esclareceu a Organização das crianças. Esta Conferência demorou dez dias, e apareceram 32 delegações vindas de vários países e 5 delegações Soviéticas. A Conferência baseará sobretudo na organização das crianças, pioneiros e na sua formação escolar.

19.7.67 – Neste dia as crianças apresentaram vários brinquedos e canções em que o povo soviético ficou a gostar, e mandaram repetir muitas vezes. Os responsáveis neste dia fora visitar o teatro em Yalta. Foi neste concurso que os nossos pioneiros foram classificados como melhores em relação as delegações africanas que estavam no nosso Campo.

20.07.67 – Foi o dia Nacional de Angola. A parte da manhã visitámos as fábricas de carros, de vinho, etc. Passeámos de barco no Mar. As crianças visitaram a cidade de Gruzufu; neste dia apresentámos as nossas canções e brinquedos, não utilizámos todos, pois que tínhamos outras missões a cumprir com o Director e os responsáveis do Campo. Neste dia convidámos várias delegações para assistirem os nossos espectadores; e fomos felicitados imenso pelos Mauritanos, Franceses, Belgas, Russos, etc. Tivemos de oferta – 3 bandeirinhas, uma espada, 3 emblemas, 2 lenços de pioneiros, etc.
No discurso tomou a palavra o Director do Campo, a seguir o camarada Costa, Senegal, Huruguayi, Françês, etc.

24.7.67 – Tivemos um convite do grupo dos pioneiros soviéticos que estavam a 4 km do nosso Campo. Este grupo recebeu-nos bem com felicitações revolucionárias, canções que diz; respeito o Viet-nam, e ofereceram nos 12 postais e algumas flores e pediram-nos algumas informações da organização dos nossos pioneiros. Antes de lhes informar os Kudianguelas cantaram primeiro a marcha do MPLA e a seguir a marcha dos pioneiros.
Depois disso demos o esclarecimento da nossa organização dos pioneiros.
Por último disseram que estão muito contentes com a vossa presença e é assim que nós queremos, termos uma grande amizade e nos unirmos. Nós estamos prontos a vos ajudar como temos ajudado as crianças do Viet-nam. O nosso encontro tinha sido na mata com uma fogueira de amizade, e neste dia dançámos muito e cantámos; elas também cantaram, mas não dançaram. Depois da saída, nós os responsáveis tivemos um banquete com responsáveis soviéticos desde as 22 horas até as 5 horas da manhã.

25.7.67 – Tivemos um encontro com o primeiro Ministro Soviético o qual assistiu a representação da África pelos pioneiros das delegações de Angola, Guiné dita Portuguesa, Congo (B), Mauritano, Senegal, Sudão e Mali. Nesta representação fez um discurso em conjunto o qual segue à parte.

27.7.67 – Este foi um dia da Paz e amizade Internacional Mundial das crianças. Todas as delegações deram lenços para fazerem uma bandeira de amizade e oferecer o primeiro Ministro. Assim se fez. Na nossa parte esteve na tribuna a camarada Catarina Ângela Baião e na bandeira fez parte Agostinho Nelumba. Nesta festa fizemos cartazes com as seguintes palavras: O VIVA O 4 DE FEVEREIRO, VIVA O MPLA, VIVA O INTERNATO 4 DE FEVEREIRO – VM – A VITORIA É CERTA. E fizemos também desenhos dos ataques do 4 de Fevereiro; mostrámos como que começou a nossa luta. E também fizemos desenhos da Paz e amizade e cujo esses desenhos fazia parte do concurso e onde ficámos também em primeiro lugar, e tivemos de prêmio 34 postais da União Soviética.

2.8.67 – Tivemos um encontro com os alemães. Neste momento informaram-nos com e organizada a organização dos pioneiros em alemanha e as suas escolas; depois das informações deles, ofereceram-nos uma bola grande nº5 umas fotografias, 12 emblemas, um lenço dos pioneiros, dois copos. Depois disso agradecemos em breves palavras exprimidas pelo pioneiro Agostinho Nelumba e Joana André, e nós oferecemos emblemas da JMPLA e do MPLA, bandeirinhas de V.M. e boletins de V.M. e brochura – MPLA dez anos de luta. Depois disso cantámos, brincámos, e também disseram que estavam prontos a nos ajudar de tudo que nós precisamos. Nós estamos ao corrente da luta do povo angolano e principalmente das crianças. Esperamos que a nossa amizade continue até para sempre.

5.8.67 – Encerramento do Campo. Neste encerramento, falou primeiro o Director do Campo, depois uma criança soviética, agradecendo do nosso bom trabalho feito no Campo e pediram que a nossa amizade seja longa. Ofereceram-nos livros, postais, flores, medalha, etc. A seguir falou o camarada COSTA, depois um Mauritano, Búlgaro, Francês, Americano, etc, etc. Neste mesmo dia à noite houve uma grande festa onde os nossos pioneiros participaram no Comboio da amizade.

7.8.67 – Apanhámos o Avião para Moscou, onde chegámos as 14 horas. Dali fomos conduzidos ao Hotel.

8.8.67 – Visitámos o corpo do Lenine, o palácio e as Igrejas.

9.8.67 – Visitámos o Palácio dos Pioneiros, onde nos ofereceram um barco, 13 emblemas; mostraram-nos as ofertas que têm recebido de fora; visitámos também o Movimento dos Planetas e o Museu do Lenine.

10.8.67 – Visitámos dois Pavilhões: Pavilhão de Artificio e de Agricultura. As 14 horas visitámos o jardim zoológico e a cidade de Moscou.

11.8.67 – Saída de Moscou para África, via Paris onde dormimos.

12.8.67 – Às 10 horas partimos de Paris até deserto do Sahara, devido avaria do avião tivemos de voltar a Paris. O Povo de Paris para nos contentar, fizeram-nos visitar a cidade. Pois no mesmo dia às 23 horas partimos de novo, destino África “Brazzaville”, onde chegámos às 6h.
PEDIDOS
1º - Material escolar: Cadernos
b) -Canetas de tinta permanente
c) -Lápis de papel
d) -Giz
e) -Tinta
f) - Lápis de cor
g) -Aguarelas
h) -Livros das crianças
2º - Obras do Lenine
3º - Roupa do Corpo e de cama
4º - Manutenção
5º - Mosquiteiros
6º - Ferros de engomar
7º - Panelas, pratos, garfos, colheres, facas, copos, etc.
8º - Utensílios para agricultura
9º - Harmónica
10º - Viola
11º - Brinquedos para crianças
12º - Linhas para bordar, pano branco, ou pode ser panos com as cores variadas
13º - Jogos para desportos: a) – Voli-bol
b) – Basquet- bol
c) – Ping-pong
d) – Bola para o futebol
e) – Tenece

Relatório sobre a viagem dos pioneiros a Moscovo, de 11 de Julho a 12 de Agosto de 1967.

A publicação, total ou parcial, deste documento exige prévia autorização da entidade detentora.