Circular da CONCP às Organizações Membros

Cota
0033.000.016
Tipologia
Circular
Impressão
Policopiado
Suporte
Papel comum
Autor
CONCP - Conferência das Organizações Nacionalistas das Colónias Portuguesas
Locais
Data
Idioma
Conservação
Bom
Imagens
1
Observações

Foi publicado no 2º volume de «Um amplo movimento…»

CONFERÊNCIA DAS ORGANIZAÇÕES NACIONALISTAS
DAS COLÓNIAS PORTUGUESAS
(CONCP)

Secretariado Permanente
6, Rua Paul Tirard
Rabat – Marrocos

CIRCULAR
Às organizações membros
Companheiros,
No dia 20 de Abril de 1961 nascia em Casablanca a Conferência das Organizações Nacionalistas das Colónias Portuguesas (CONCP).
Instrumento fundamental para a realização prática das aspirações dos povos das Colónias portuguesas, a CONCP, pela justeza dos seus princípios e pela firmeza na sua aplicação, impôs-se à consideração do mundo inteiro.
Os princípios defendidos pela CONCP são regularmente confirmados pela prática quotidiana da luta de libertação dos povos dos nossos países.
A força que representa a União materializada pela CONCP se ela constitui para os nossos povos uma vitória, é para as forças colonialistas uma grande derrota.
É certo que alguns grupos nacionalistas pretenderam recentemente criar uma nova Frente contra o colonialismo português. Os acontecimentos posteriores vieram provar quão negativa, porque contrária à união, é tal operação.
A fim de evitar outras tentativas semelhantes que não podem senão favorecer as manobras do colonialismo português e do imperialismo, impõe-se um ­desenvolvimento dos nossos esforços para que todos os verdadeiros nacionalistas compreendam que o ­dever patriótico exige a união.
Por ocasião do primeiro aniversário da CONCP, o Secretariado Permanente convida todas as organizações membros a fazer da jornada de 20 de Abril de 1962 uma jornada de UNIDADE e de VIGILÂNCIA.
Mais do que nunca é necessária a união total de todas as forças nacionalistas das colónias portuguesas em torno de um mesmo objectivo: Liquidação do colonialismo ­português e conquista da independência nacional. Todas as organizações membros deverão promover manifestações a fim de comemorar dignamente o primeiro ­aniversário da CONCP.
CAMINHEMOS VIGILANTES E UNIDOS!
Marcelino dos SANTOS [com assinatura]
Rabat, 8 de Abril de 1962 Secretário-Geral
[carimbo da CONCP]

Circular da CONCP, assinada por Marcelino dos Santos, Secretário-geral da CONCP (Rabat)

A publicação, total ou parcial, deste documento exige prévia autorização da entidade detentora.

Nomes referenciados