Carta de Kwame Nkrumah a Luiz de Azevedo Júnior

Cota
0047.000.051
Tipologia
Correspondência
Impressão
Dactilografado
Suporte
Papel comum
Remetente
Kwame Nkrumah - Presidente do Ghana
Destinatário
Luiz de Azevedo Júnior
Data
Idioma
Conservação
Bom
Imagens
1
Observações

Foi publicado no 3º volume de «Um amplo movimento…»


Accra, 28 de Fevereiro de 1963
Meu caro Luís,
Estou a enviar-te em anexo, para ser analisada, a cópia de uma mensagem especial que dirigi a todos os Chefes de Estado e de Governo de África, relativa à Unidade Africana. Hás-de concordar, sem dúvida, que é muito urgente que tenhamos agora uma posição comum sobre a mais importante questão com que a África se confronta actualmente, pois sem unidade baseada numa União política dos Estados Independentes de África, não poderá haver sobrevivência para o nosso Continente, politicamente, economicamente ou culturalmente.
Aqueles territórios africanos que estão agora no limiar da independência precisam da garantia e certeza de que, quando se tornarem independentes, não ficarão à mercê das intrigas e manobras neocolonialistas, e de que haverá para eles uma organização política e económica panafricana e uma estrutura de solidariedade africana na qual se poderão enquadrar. Apenas uma União política dos Estados Africanos pode verdadeiramente garantir isso.
Espero portanto que tu, e outros como tu, estudarão a minha proposta atentamente e com a máxima urgência. Espero também que os líderes dos Estados Africanos dependentes venham a estar presentes na Conferência de Addis Abeba, na qualidade de observadores. Desta forma, eles ficarão associados logo desde o início aos alicerces da União dos Estados Africanos que, estou confiante, virá a emergir das discussões em Addis Abeba. Portanto, confio que de imediato tomarás medidas para assegurar que serás convidado para Addis Abeba e estou ansioso por te ver lá.
Com os meus melhores votos de sucesso para a vossa grande luta
Respeitosamente,
(KWAME NKRUMAH) [com assinatura]

Carta de Kwame Nkrumah (Accra) a Luiz de Azevedo Júnior

A publicação, total ou parcial, deste documento exige prévia autorização da entidade detentora.

Nomes referenciados