Declaração à imprensa do MPLA, feita por Aníbal de Melo

Cota
0050.000.033
Tipologia
Declaração
Impressão
Policopiado
Suporte
Papel comum
Autor
Comité Director do MPLA
local doc
Léopoldville (Rep. Congo)
Data
Idioma
Conservação
Bom
Imagens
2
Observações

Foi publicado no 3º volume de «Um amplo movimento…»

MOVIMENTO POPULAR DE LIBERTAÇÃO
DE ANGOLA
MPLA
51, Avenue Tombeur de Tabora
B. P. 720 – Tel. 2452
LÉOPOLDVILLE

Doc. 66/1963.
DECLARAÇÃO
Decidimos reunir-vos aqui, Senhores representantes da Imprensa para vos apresentar alguns dos sobreviventes do ataque traiçoeiro realizado pelos homens da UPA contra os nossos guerrilheiros na região de Nambuangongo, no passado dia 28 de Abril.
Depois do apressado desmentido feito pelo presidente daquele partido, não poderíamos oferecer à Imprensa internacional melhor testemunho do que o das próprias vítimas, algumas das quais tendo ainda no corpo os ferimentos e as balas, cujas radiografias estão aqui.
As vítimas estão ao dispor para responder às vossas perguntas.
Não nos perturbam os comentários com os quais o presidente da UPA fez acompanhar o seu desmentido; isso, faz parte dos seus métodos políticos.
O seu interesse pela unidade do povo angolano não se manifesta senão quando se encontra em situação delicada. Da mesma forma, ele não se recorda da existência do chamado FNLA senão quando se trata de repartir com outrem as responsabilidades das suas próprias faltas.
No que se refere à evidência da implantação dos nossos guerrilheiros no interior de Angola consideramos inútil discutir esse facto irrefutável, embora compreendamos que ele custe a ser aceite pelo presidente da UPA.
A nossa devoção à causa da unidade angolana está suficientemente demonstrada para que se possa atribuir-nos a responsabilidade da difusão de falsas notícias. Se alguém neste momento compromete seriamente a plataforma de unidade que desejaríamos apresentar na Conferência dos Chefes de Estado Africanos, em Adis Abeba, não é outro senão o presidente da União das Populações de Angola.
Os nossos agradecimentos pela atenção dispensada.
[carimbo do CD do MPLA] Em nome do Comité Director,
Aníbal de Melo
Chefe do Departamento da Informação
Léopoldville, 19/5/1963.
AM/CCS.

Declaração à imprensa do MPLA, feita por Aníbal de Melo (Doc. 66/63-AM/CCS) (Léopoldville)

A publicação, total ou parcial, deste documento exige prévia autorização da entidade detentora.

Nomes referenciados