Carta de Mário de Andrade ao Comité Director do MPLA

Cota
0055.000.013
Tipologia
Correspondência
Impressão
Manuscrito
Suporte
Papel comum
Remetente
Mário Pinto de Andrade
Destinatário
Comité Director do MPLA
Locais
Data
Idioma
Conservação
Razoável
Imagens
3
Observações

Foi publicado no 3º volume de «Um amplo movimento…»

 Rabat, le 23 Septembre 63
Ao Comité Director do MPLA,
Recebi a vossa carta datada de 30 de Agosto. Tenho percorrido igualmente os vários papéis que emanam uns da presidência e outros do Comité Director. Longe de constituir uma resposta às razões expressas na minha carta de demissão, tal literatura não faz mais do que induzir no erro e na confusão os progressistas angolanos.
Para destruir as alegações contidas nos vossos documentos, poderia ter dirigido directamente a minha resposta aos militantes angolanos que continuam afectos à linha política do MPLA. Não me faltariam dados concretos para provar de que lado estão o desviacionismo e as tentativas de colaboração com o inimigo.
Mas ao jogo estéril da polémica, prefiro ainda a “recherche” duma solução a esta situação de impasse do MPLA e de atomização das forças progressistas.
Creio que o território congolês não oferece o clima de serenidade necessário para uma discussão proveitosa dos nossos problemas.
Em consequência, proponho um encontro em Rabat de um reduzido número de militantes revolucionários, considerados dentro e fora dos organismos eleitos pela 1ª Conferência nacional do MPLA.
Convido-vos a reflectir sobre esta proposição e a comunicar a vossa resposta.
[assinado por Mário de Andrade]

Fotocópia da Carta de Mário de Andrade (Rabat) ao Comité Director do MPLA

A publicação, total ou parcial, deste documento exige prévia autorização da entidade detentora.

Nomes referenciados