Foi publicado no 3º volume de «Um amplo movimento…»
MOVIMENTO POPULAR DE LIBERTAÇÃO DE ANGOLA
MPLA
C.P. 2353 – Tel. 4915
BRAZZAVILLE
COMUNICADO DE IMPRENSA
No início da noite de ontem, dia 22, uma força da polícia congolesa, instigada por elementos da União das Populações de Angola do Sr. Roberto Holden, prendeu os nossos irmãos de luta DANIEL CHIPENDA e ANTÓNIO JOSÉ CONDESSE, respectivamente presidente da Juventude e Responsável Militar do Movimento Popular de Libertação de Angola “MPLA”.
O Comité Director do MPLA protestou energicamente junto do Presidente e do Primeiro-Ministro da República do Congo-Léopoldville contra essas detenções que constituem uma ingerência no nacionalismo angolano, um procedimento arbitrário e uma traição ao espírito de solidariedade africana e aos princípios das liberdades individuais e democráticas.
Não se pode perder de vista que essas perseguições dos membros do MPLA acontecem precisamente após o encerramento da sua representação política pelas autoridades congolesas.
Isto demonstra claramente que essas perseguições fazem parte de um plano preparado com antecedência para tentar afastar da luta o Movimento Popular de Libertação de Angola.
O Comité Director do MPLA faz um apelo premente a todos os responsáveis dos Países Africanos para que intervenham junto das autoridades do Congo-Léopoldville pela libertação dos nossos camaradas, pela garantia da liberdade e da integridade física dos nossos militantes e dirigentes e pela continuidade das actividades patrióticas do MPLA no Congo-Léopoldville, sem o que a independência de Angola e a unidade do Povo Angolano estarão gravemente comprometidas.
Brazzaville, 22 de Novembro de 1963.
O Comité Director do MPLA
Comunicado de imprensa do MPLA sobre prisão de Daniel Chipenda e António José Condesse (Brazzaville)