Communiqué du MPLA

Cota
0056.000.051
Tipologia
Comunicado
Impressão
Policopiado
Suporte
Papel comum
Autor
MPLA - Movimento Popular de Libertação de Angola
Data
Idioma
Conservação
Bom
Imagens
1
Observações

Foi publicado no 3º volume de «Um amplo movimento…»

MOVIMENTO POPULAR DE LIBERTAÇÃO DE ANGOLA
MPLA
C.P. 2353 – Tel. 4915
BRAZZAVILLE

COMUNICADO

Apesar dos inúmeros apelos, as autoridades da República do Congo-Léopoldville continuam a manter um silêncio inquietante sobre o destino dos responsáveis do MPLA, Daniel CHIPENDA e António CONDESSE, arbitrariamente detidos sob a instigação dos homens do Sr. Roberto HOLDEN, a 22 de Novembro último, sem mandato de prisão e sem culpa formada.
A situação dos detidos agrava-se a cada dia, e pesa sobre eles a ameaça da sua transferência eminente da prisão de NDOLO para uma outra subterrânea. Os nossos irmãos são objecto de um tratamento desumano que aumenta o sofrimento moral provocado por esta detenção arbitrária e injusta.
Estas detenções têm o mesmo significado que o encerramento da Representação do MPLA em Léopoldville, as perseguições, as ameaças e a interdição de atravessar o beach1 para Brazzaville, de que são vítimas todos os nossos militantes e todos os angolanos suspeitos de pertencerem ao MPLA, sendo a única razão apresentada como pretexto a do MPLA não pertencer ao “governo provisório no exílio”.
O acordo dado por certas autoridades congolesas a estes actos arbitrários leva crer que se quer impor, pela força ao Povo Angolano, o Sr. Holden ROBERTO, escondendo as suas mentiras, a sua incapacidade de fazer progredir a luta armada e a falta de representatividade do seu “governo”.
O Movimento Popular de Libertação de Angola, MPLA, lança uma vez mais um apelo premente a todas as forças amantes da justiça e contrárias à violência pela violência, para que intervenham junto do Governo da República do Congo-Léopoldville e da OUA, no sentido de obter a libertação imediata dos dois detidos e garantir a cessação das perseguições arbitrárias aos patriotas do MPLA e proibir as actuações abusivas dos homens do Sr. Holden contra os seus irmãos de luta.
Brazzaville, 16 de Dezembro de 1963
O COMITÉ DIRECTOR
[carimbo do CD do MPLA]

Comunicado do MPLA sobre prisão Chipenda e Condesse (Brazzaville)

A publicação, total ou parcial, deste documento exige prévia autorização da entidade detentora.

Nomes referenciados