Comunicado de imprensa do MPLA

Cota
0059.000.038
Tipologia
Comunicado
Impressão
Policopiado
Suporte
Papel comum
Autor
MPLA - Movimento Popular de Libertação de Angola
Data
Idioma
Conservação
Bom
Imagens
1
Observações

Foi publicado no 3º volume de «Um amplo movimento…»


MOVIMENTO POPULAR DE LIBERTAÇÃO DE ANGOLA
MPLA
C.P. 2353 – Tel. 4915
BRAZZAVILLE

B/ville, 24.2.64
DOC./12/64 - AM/CS.

COMUNICADO DE IMPRENSA

Uma delegação do Movimento Popular de Libertação de Angola (MPLA) deslocou-se a Lagos a fim de obter a inscrição do problema angolano na ordem de trabalhos da Conferência dos Ministros de Negócios estrangeiros que se realizará na capital nigeriana.
Esta delegação, conduzida pelo seu presidente, o Dr. AGOSTINHO NETO, pedirá a revisão das recomendações de Dakar, influenciadas pelas contestadas conclusões da Missão de Bons Ofícios.
A delegação levará consigo um dossier muito bem documentado para reforçar argumentos contidos numa Petição e num Memorando preparados para este fim.
O MPLA considera que uma atitude de reserva diante da injustiça que lhe foi feita já não se justifica, no momento em que o reconhecimento de um "governo" exclusivo, recomendado pelo governo de Léopoldville, já destruiu as últimas possibilidades de unidade tal como também travou, de modo deliberado e criminoso, a luta do povo angolano contra o colonialismo opressor.
O seu reconhecimento constitui por conseguinte, um ultraje para Angola. O "grae" não representa o Povo nem as correntes mais importantes do nacionalismo angolano.
A preocupação de alguns países africanos em se substituírem ao Povo do nosso País e a sua submissão aos interesses não-africanos, e [a preocupação] de introduzirem o neo-colonialismo em Angola para dominarem estrategicamente a África austral, são os factores mais importantes que determinam a divisão do nacionalismo angolano e que travam a luta armada.
É dever da OUA tomar as medidas necessárias para salvaguardar os reais interesses da África. A unidade deve ser feita contra o colonialismo, o neo-colonialismo e o imperialismo.
O MPLA está decidido a não abrir mão dos interesses do Povo angolano, os quais coincidem com os de toda a África. É neste sentido que a delegação do MPLA se comportará em Lagos.

O COMITÉ DIRECTOR
[Carimbo do CD do MPLA]

Comunicado de imprensa do MPLA (Doc. 12/64-AM/CS) (Brazzaville)

A publicação, total ou parcial, deste documento exige prévia autorização da entidade detentora.