Comunicado de imprensa do MPLA sobre militantes presos

Cota
0061.000.020
Tipologia
Comunicado
Impressão
Policopiado
Suporte
Papel comum
Autor
Comité Director do MPLA
Data
Conservação
Bom
Imagens
2
Observações

Foi publicado no 3º volume de «Um amplo movimento…»

MOVIMENTO POPULAR DE LIBERTAÇÃO DE ANGOLA
MPLA
C.P. 2353 – Tel. 4915
BRAZZAVILLE
COMUNICADO DE IMPRENSA

O Movimento Popular de Libertação de Angola (MPLA), denunciou através do seu comunicado n.º 22 de 1 de Abril de 1964 a prisão arbitrária ocorrida em Léopoldville de três dos seus militantes ANTÓNIO DOS SANTOS AMBRÓSIO, ANTÓNIO MUBEMBA e JACINTO MANUEL.
A prisão destes nossos companheiros deveu-se à denúncia feita pelo chamado “governo de Angola no exílio”.
Ao mesmo tempo que alertávamos a opinião mundial sobre esta ocorrência, fazíamos apelo a todas as organizações democráticas no sentido de se exprimirem por todos os meios ao seu alcance para a libertação daqueles nossos companheiros de luta e para que garantias de segurança fossem asseguradas aos nossos membros em todo o território da República do Congo.
Sempre no mesmo sentido solicitámos a intervenção de SS.EE. o Chefe de Estado, o Primeiro-Ministro e o Ministro do Interior da mesma República do Congo-Léopoldville.
O assunto posto às mais altas instâncias dum país que se orgulha de ter tido por líder um Nacionalista e um Africano da estatura moral de Patrice Lumumba, aguardávamos a libertação dos nossos compatriotas. Foi, pois, com grande espanto que soubemos terem sido aqueles nossos compatriotas transferidos para uma das cadeias subterrâneas da terrível prisão de MAKALA.
É inútil dizer o que tal medida significa. Estamos colocados perante a perspectiva de um assassinato friamente premeditado. Em tais circunstâncias, todos compreenderão a necessidade de agir depressa.
O parcialismo político e a ingerência deliberada que se pretende continuar a impor para a “conquista” do nosso País tornam as autoridades congolesas surdas aos nossos apelos.
Por este motivo nos voltamos de novo para as tribunas mundiais que ainda conservam intacto o sentimento de revolta contra os atentados aos direitos humanos. A eles pedimos que intervenham sem demora a fim de impedir que se consume mais um crime ali onde já tantos foram cometidos.

B/VILLE; 17.4.64 O COMITÉ DIRECTOR
DOC. N.º 27/64 [carimbo do CD do MPLA]

Comunicado de imprensa do MPLA sobre a prisão de Jacinto Manuel e António Mubemba em Léopoldville (Doc. 27/64) (Brazzaville)

A publicação, total ou parcial, deste documento exige prévia autorização da entidade detentora.