Comunicado nº 46 do MPLA

Cota
0066.000.019
Tipologia
Comunicado
Impressão
Policopiado
Suporte
Papel comum
Autor
Comité Director do MPLA
Data
Idioma
Conservação
Bom
Imagens
1
Observações

Foi publicado no 3º volume de «Um amplo movimento…»

MOVIMENTO POPULAR DE LIBERTAÇÃO DE ANGOLA
MPLA
C.P. 2353 – Tel. 4915
BRAZZAVILLE

COMUNICADO

Notícias vindas da Rodésia do Norte dão conta da detenção, nos arredores de Lusaka, a 14 de Setembro último, dos nossos militantes DANIEL CHIPENDA, membro do Comité Director e Presidente da Juventude do MPLA e de CIEL DA CONCEIÇÃO.
Notícias posteriores indicam que foram condenados, pelos tribunais ingleses de Lusaka, a quatro meses de trabalhos forçados.
O Comité Director do MPLA empreendeu imediatamente acções para obter a libertação dos seus irmãos.
Os factos que marcaram a sua detenção demonstram no entanto que mais uma vez nos encontramos face a uma manobra criminosa dos opressores seculares do nosso Continente.
A missão que os nossos irmãos estavam a cumprir limitava-se, como o declararam aos seus juízes, à organização de um centro de assistência aos numerosos refugiados angolanos que lá afluem. Não tinham nenhuma intenção de perturbar ou faltar ao respeito às leis internas de um País irmão que brevemente possuirá a sua soberania. As duas armas destinadas à sua defesa pessoal não podem servir de pretexto para concluir que se tratavam de “agitadores”, assim como a literatura revolucionária em sua posse não deveria servir para serem acusados de “agentes comunistas”, como o insinuaram algumas agências. Os nobres propósitos da sua missão põem ainda mais a nu o carácter colonialista da situação que existe ainda nessa parte de África. As autoridades coloniais e imperialistas pretendiam criar um clima de desconfiança nas relações do nosso Movimento com os dirigentes africanos da Zâmbia.
Assim, o Comité Director denuncia esse novo acto de ingerência cometido pelo imperialismo britânico e protesta com vigor contra ele.
O Comité Director do MPLA faz um apelo premente a todas as organizações democráticas e a todas as personalidades do mundo, para que levantem a sua voz, protestando e exigindo das autoridades britânicas, que não cessam de manobrar sobre o território africano da Zâmbia, a libertação imediata dos nossos irmãos DANIEL CHIPENDA e CIEL DA CONCEIÇÃO.

B/ville; 26.9.64 O COMITÉ DIRECTOR DO MPLA
COM.Nº. 46 [carimbo do CD do MPLA]

Comunicado nº 46 do MPLA sobre prisão de Chipenda e Ciel da Conceição (Brazzaville)

A publicação, total ou parcial, deste documento exige prévia autorização da entidade detentora.

Nomes referenciados