Comunicado da JMPLA sobre assassinatos na África do Sul

Cota
0067.000.048
Tipologia
Comunicado
Impressão
Policopiado
Suporte
Papel comum
Autor
JMPLA - Juventude do Movimento Popular de Libertação de Angola
Data
Idioma
Conservação
Bom
Imagens
2
Observações

Foi publicado no 3º volume de «Um amplo movimento…»

JUVENTUDE DO MOVIMENTO POPULAR
DE LIBERTAÇÃO DE ANGOLA
MPLA
C.P. 2353 – Tel. 4915
BRAZZAVILLE

COMUNICADO

A JUVENTUDE DO MOVIMENTO POPULAR DE LIBERTAÇÃO DE ANGOLA, JMPLA, tomou conhecimento do assassinato, pelas autoridades fascistas da África do Sul, de três militantes da causa da Libertação Africana.
A nossa Juventude, profundamente indignada, manifesta a sua profunda repulsa por este acto arbitrário e criminoso dos colonialistas e imperialistas. A JUVENTUDE DO MOVIMENTO POPULAR DE LIBERTAÇÃO DE ANGOLA, JMPLA, curva-
-se com respeito perante a memória desses valentes combatentes. Esses combatentes não desapareceram, o seu exemplo de fidelidade aos ideais revolucionários dos Povos Africanos constitui um estímulo precioso que nos levará a cerrar fileiras e a desencadear uma luta sem tréguas pela libertação total da África. As forças responsáveis por esse triplo assassinato são as mesmas interessadas na sabotagem das conquistas revolucionárias
dos Povos Africanos.
No Congo-Brazzaville, a JMNR sempre deu provas de uma grande vigilância revolucionária e a prisão de contra-revolucionários dirigidos por agentes dos imperialistas constitui um novo golpe contra as forças reaccionárias africanas apoiadas pelos imperialistas. A JUVENTUDE DO MOVIMENTO POPULAR DE LIBERTAÇÃO DE ANGOLA, JMPLA, felicita-se e felicita a JMNR que se coloca na vanguarda da luta anti-imperialista.
Nestas horas decisivas, a JMPLA declara-se inteiramente solidária com a luta travada pelo Povo Congolês para a edificação de uma sociedade socialista.
Enquanto três Africanos eram cobardemente assassinados na África do Sul, enquanto a conspiração imperialista no Congo-Brazzaville era desmascarada, em Stanleyville, os imperialistas americanos, belgas e ingleses desencadeavam uma vergonhosa intervenção contra as forças patrióticas. A JUVENTUDE DO MOVIMENTO POPULAR DE LIBERTAÇÃO DE ANGOLA, JMPLA, protesta vivamente contra esta intervenção bárbara que constitui um desafio às forças revolucionárias africanas. Simultaneamente, a JMPLA lança um apelo a toda a Juventude Africana para que intervenha junto dos governos respectivos e da OUA a fim de se encontrar uma solução urgente e digna no quadro dos interesses da Unidade Africana.
A JUVENTUDE DO MOVIMENTO POPULAR DE LIBERTAÇÃO DE ANGOLA, JMPLA, também engajada numa luta armada contra o colonialismo português, considera que só a violência revolucionária poderá fazer face à violência contra-revolucionária e poderá assim conduzir os Povos Africanos para a sua independência total.
VIVA A REVOLUÇÃO CONGOLESA!
VIVA A REVOLUÇÃO ANGOLANA!
VIVA A REVOLUÇÃO AFRICANA!
ABAIXO O COLONIALISMO, O NEOCOLONIALISMO E O IMPERIALISMO!

B/VILLE; 25.11.64
A DIRECÇÃO DA JMPLA [com carimbo da JMPLA]

Comunicado da JMPLA sobre assassinatos na África do Sul (Brazzaville)

A publicação, total ou parcial, deste documento exige prévia autorização da entidade detentora.