Comunicado de guerra do MPLA

Cota
0068.000.022
Tipologia
Comunicado
Impressão
Policopiado
Suporte
Papel comum
Autor
Comité Director do MPLA
Data
Idioma
Conservação
Bom
Imagens
1
Observações

Foi publicado no 3º volume de «Um amplo movimento…»

MOVIMENTO POPULAR DE LIBERTAÇÃO DE ANGOLA
MPLA
C.P. 2353 – Tel. 4915
BRAZZAVILLE
COMUNICADO DE GUERRA

No seu esforço para liquidação do sistema colonial português em Angola, os destacamentos do MPLA continuam a ter iniciativa contra os soldados do exército português no Norte do país.
Nas regiões dos Dembos e de Nambuangongo os militantes do MPLA têm causado numerosas baixas aos soldados do exército colonial. Têm sido rechaçadas as tentativas portuguesas para desalojar os nacionalistas dos seus abrigos nas florestas. Em cada investida os portugueses sofrem perdas.
Na região de Cabinda, os numerosos soldados portugueses em certas zonas, estão impossibilitados de sair dos quartéis e raras vezes passam pelas estradas, ao mesmo tempo que se tem notado uma maior actividade da aviação em voos de reconhecimento a baixa altitude.
No dia 23 de Dezembro de 1964, uma patrulha atreveu-se a sair do seu quartel. O destacamento do MPLA conduzido pelo Chefe de Grupo LUCIENGA atacou-a de surpresa, destruindo completamente cinco camiões e abatendo 52 soldados portugueses, tendo os restantes recuado para o seu quartel. O destacamento do MPLA, agindo com audácia e coragem, não sofreu perdas.
Este recontro vitorioso para as nossas forças deu-se a seis quilómetros do quartel português de Miconge.
De vitória em vitória, o MPLA tem arrastado populações para a acção contra o colonialismo português. Contra a força de um povo actuando numa luta justa não podem resistir os mercenários de Salazar. Apesar do seu número elevado e dos enormes recursos materiais de que dispõem, a sua derrota completa é inevitável.

B/VILLE; 26/12/64 O COMITÉ DIRECTOR
Doc. Nº 58

Comunicado de guerra do MPLA (Doc. 58)

A publicação, total ou parcial, deste documento exige prévia autorização da entidade detentora.