Comunicado de Guerra do MPLA

Cota
0087.000.051
Tipologia
Documento militar
Impressão
Policopiado
Suporte
Papel Comum
Autor
Comité Director do MPLA
Data
Idioma
Conservação
Bom
Imagens
1
COMUNICADO DE GUERRA

SOBRE O DISTRITO DE CABINDA

Na madrugada do dia 7 do mês corrente, um destacamento de guerrilheiros do MPLA bombardeou a tiros de morteiro o quartel português de MASSABI, junto da fronteira com o Congo-Brazzaville. Foram causados prejuízos consideráveis nas instalações e registaram-se algumas baixas entre a guarnição do quartel.

NOS DISTRITOS DE LUANDA E CUANZA-NORTE

A acção dos nossos destacamentos de guerrilheiros nestes distritos tem-se intensificado, entusiasmando as populações, especialmente as que mantém acesa a resistência nas zonas de DEMBOS e NAMBUANGONGO.
Vários combates têm oposto as nossas forças de guerrilha às forças opressoras do exército colonialista português.

SOBRE O DISTRITO DO MOXICO

Durante o mês de Outubro, as operações de guerra do MPLA obtiveram grandes sucessos neste Distrito.
No dia 13.10.66, grupos de sabotagem fizeram saltar, com o auxílio de explosivos, as pontes dos rios LUNDOJE, LUPEMBE e KAXA, situadas nas áreas de KARIPANDE e LUMBALA.
No dia 14.10.66, às 8 horas, uma viatura que circulava de KARIPANDE para LUMBALA com 13 ocupantes, caiu numa emboscada armada pelos nossos guerrilheiros. A viatura ficou completamente destruída, 12 dos seus ocupantes foram mortos e um, de nome ADELINO, gravemente ferido.
No mesmo dia, às nove horas, uma coluna militar inimiga de três camions Mercedes e um Jeep com 96 ocupantes (uma companhia de infantaria) caiu numa emboscada preparada pelos nossos guerrilheiros perto do rio KAXA. Os nossos guerrilheiros, utilizando armamento moderno, liquidaram oitenta e dois soldados colonialistas, entre os quais dois oficiais e dois sargentos, feriram os restantes. Recuperou-se uma grande quantidade de material de guerra, entre o que muitas granadas e munições de calibre 7.62, utilizadas pelas armas FALL e G3 de origem belga e distribuídas a Portugal no quadro da NATO.
Entre os nossos valorosos guerrilheiros registou-se um ferido grave.

DOC. 120/31.10.66

O COMITÉ DIRECTOR
Comunicado de Guerra do MPLA (Doc. 120/66), sobre todas as frentes (Brazzaville)
A publicação, total ou parcial, deste documento exige prévia autorização da entidade detentora.