Agostinho Neto

Nome completo
António Agostinho Neto
Nome de guerra / Pseudónimo
Kilamba
Manguxi
Sexo
Masculino
Local de nascimento
Kaxicane (Icolo e Bengo)
Data de nascimento
Data da morte

Nacionalista, poeta, líder político, preso várias vezes até evadir-se de Portugal, tornou-se presidente do MPLA e proclamou, em 11 de Novembro de 1975, a independência de Angola.  

Nascido no seio de uma família da Igreja Metodista, fez os estudos primários e secundários em Kaxicane e Luanda, concluindo o Liceu em 1944. De 1947 a 1959 esteve em Portugal onde terminou a licenciatura em Medicina mas também se envolveu na política anti-salazarista e anticolonial. Foi detido em 1952 e de 1955 a 1957, quando pertencia ao Movimento de Unidade Democrática (MUD-Juvenil). Foi co-fundador do Centro de Estudos Africanos, do Clube Marítimo Africano e do Movimento Anti-Colonial (MAC). Casou com Maria Eugénia Neto, com quem teria três filhos, e regressou a Angola em 1959. Detido em 1960, quando organizava a primeira direcção do MPLA em Luanda, foi enviado para Portugal, desterrado para Cabo Verde, novamente enviado para Portugal sob prisão e, depois, com residência fixa. Em 1962, com o apoio do Partido Comunista Português, fugiu para Marrocos e juntou-se à direcção do MPLA no então Congo-Léopoldville, sendo eleito Presidente na Conferência Nacional, em Dezembro. Durante os 13 anos da luta armada, que alastrou do norte ao leste do território angolano, Neto dirigiu a luta política, diplomática e militar desse Movimento. Em 1974, após a queda do fascismo em Portugal e um fracassado "Congresso de Lusaka" com as duas dissidências surgidas no MPLA, foi reconduzido a Presidente em Setembro, durante a Conferência Inter-Regional de Militantes (no Lundoji, Moxico). Reconhecido o direito à independência e acordado o cessar-fogo com Portugal em Outubro, o MPLA assinou em Janeiro de 1975 o "Acordo de Alvor" com Portugal, a FNLA e a UNITA. A 4 de Fevereiro Neto foi apoteoticamente recebido em Luanda e a 11 de Novembro, já em situação de guerra, proclamou a Independência de Angola, tornando-se o seu 1º Presidente. Foi Chefe de Estado, durante cerca de quatro anos, da nova República Popular de regime monopartidário, enfrentando agressões externas e conflitos internos. Faleceu em Moscovo (ex-URSS), por doença, em Setembro de 1979.

Documentos referenciados

A mostrar 8 resultados de 8

Acta da Sessão Plenária do Comité Preparatório de 04.10.62

Cota
0038.000.010
Tipologia
Actas
Data
Impressão
Dactilografado (2ª via)
Imagens
2
Fundo
Arquivo Lúcio Lara

Acta da Sessão Plenária do Comité Preparatório de 04.10.62. Estiveram presentes: Mário de Andrade; Matias Miguéis; Agostinho Neto; Viriato da Cruz; Eduardo Santos; Gentil Viana.

Resumo da acta da Sessão Plenária do Comité Preparatório de 04-10-62

Cota
0038.000.011
Tipologia
Actas
Data
Impressão
Dactilografado (2ª via)
Imagens
1
Fundo
Arquivo Lúcio Lara

Resumo da acta da Sessão Plenária do Comité Preparatório de 04-10-62 «La politique exterieure du MPLA», documento do MPLA. Estiveram presentes: Mário de Andrade; Matias Miguéis; Agostinho Neto; Viriato da Cruz; Eduardo Santos; Gentil Viana.

Actas das sessões efectuadas pela Comissão Especial

Cota
0058.000.048
Tipologia
Actas
Data
Jan 1964
Impressão
Dactilografado (2ª via)
Imagens
13
Fundo
Arquivo Lúcio Lara

Conferência de Quadros do MPLA (Brazzaville, 3 a 10 de Janeiro de 1964) - Membros da Comissão especial: Agostinho Neto, Lúcio Lara, Adriano Pedro, Flávio Fernandes, Pedro Manuel, Ciel, Carlos Alberto Monteiro (Totoy), Miguel Baya, Cadete, Floribert, Inácio, Rev. Filipe Martins, Maria Judite dos Santos, Spencer, Cirilo, Roque.

Acta da Reunião plenária do Comité Director

Cota
0084.000.036
Tipologia
Actas
Data
Impressão
Dactilografado (2ª via)
Imagens
9
Fundo
Arquivo Lúcio Lara

Acta da Reunião plenária do Comité Director (Comissões directivas da 1ª e 2ª Regiões) - Estiveram presentes: Agostinho Neto; Domingos da Silva; Luiz Azevedo Júnior; Lúcio Lara; Henrique Carreira; Timóteo Miguel; Lucília Neto; Miguel Baya; Aristides Cadete; Mingas Antoine; Nicolau Spencer; Roque Tchiendo; Jacob Caetano; Miranda Marcelino; José Mendes. 

Acta da Reunião plenária do Comité Director

Cota
0084.000.035
Tipologia
Actas
Data
Impressão
Policopiado
Imagens
11
Fundo
Arquivo Lúcio Lara

Acta da Reunião plenária do Comité Director (Comissões directivas da 1ª e 2ª Regiões) - Estiveram presentes: Agostinho Neto; Domingos da Silva; Luiz Azevedo Júnior; Lúcio Lara; Henrique Carreira; Timóteo Miguel; Lucília Neto; Miguel Baya; Aristides Cadete; Mingas Antoine; Nicolau Spencer; Roque Tchiendo; Jacob Caetano; Miranda Marcelino; José Mendes. Constituição das Comissões Directivas das 1ª e 2ª Regiões Militares, da Comissão Militar e Comissão Especial e designação dos seus membros.

Acta do «Meeting of Reconciliation between MPLA and FNLA…»

Cota
0144.000.030
Tipologia
Actas
Data
Impressão
Policopiado
Imagens
2
Fundo
Arquivo Lúcio Lara

Acta do «Meeting of Reconciliation between MPLA and FNLA held at the Kilimanjaro Hotel on Saturday, September 9, 1972 from 9.15 P.M. to 11.00 P.M.» realizado em Dar-es-Salaam (Ref: L/3/2/A). Presentes: Nyerere (Tanzania), Kaunda (Zambia), Ngouabi (Congo Brazzaville), Mutwale (Zaire), Malecela (Tanzania), Mudenda (Zambia), Lopes (Congo), Mwenda (Zaire), Agostinho Neto (MPLA), Johnny Eduardo (FNLA).